Nevou no sul do Brasil e frio chegou a -8 graus: veja vídeos
Forte frente fria atinge grande parte do país
Durante a tarde e a noite de quinta-feira (20), cidades do Rio Grande do Sul registraram neve. Nesta sexta (21), o dia amanheceu gelado na região, com temperaturas negativas. Ainda há possibilidade de neve e chuva congelada em cidades da Serra.
São José dos Ausentes registrou temperaturas de -3,5 graus. A cidade viu neve na noite de quinta por cerca de quinze minutos a partir das 20h30. Na manhã desta sexta (21), a gaúcha São Francisco de Paula e a região das Serras de Joinville também registraram o fenômeno.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros chegaram a registrar – 8°C em Bom Jardim da Serra (SC), que também teve neve. Em Urupema (SC), os relógios de rua marcavam -6°C na manhã de hoje.
Veja vídeos abaixo:
ATENÇÃO | Neve na região das Serras de Joinville (~1.200 m), no Planalto Norte de Santa Catarina, nesta manhã. Vídeo feito pelo @dsoaresjlle via @Climaterra.
pic.twitter.com/zDGroEJLha— MetSul.com (@metsul) August 21, 2020
❄️❄️ A neve chegou em São Francisco de Paula e foi registrada pelo 📸 Sargento Luis Carlos do 3° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar.
A neve já chegou por aí também?#brigadamilitar #neve #PolíciaRodoviariaEstadual @CRBM198RS pic.twitter.com/F9MoPD6oVC
— Brigada Militar – RS (@brigadamilitar_) August 20, 2020
TEMPO | Belo vídeo de neve em São Francisco de Paula enviado por Rochele Altmayer. pic.twitter.com/sfdO60GgJg
— MetSul.com (@metsul) August 20, 2020
A onda histórica de frio é causada por uma massa de ar polar vinda da Argentina e deve atingir grande parte do país. Em São Paulo, a Defesa Civil emitiu um alerta para temperaturas abaixo dos 5 graus em cidades do interior. O comunicado foi feito na quarta-feira (19).
De acordo com boletim recebido pelo órgão, a massa de ar polar que chega ao estado fará os termômetros baixarem de forma brusca. O frio intenso deve durar até terça-feira (25).