Continua após publicidade

Símbolo nazista é retirado de uniforme de garçons

Após polêmica surgida nas redes sociais, restaurante japonês na Liberdade tira suástica do peito dos funcionários

Por Luan Flavio Freires
Atualizado em 1 jun 2017, 17h26 - Publicado em 13 jan 2014, 17h20

Desde o último sábado, quando uma cliente postou no Twitter a foto de um garçom usando um uniforme com símbolos nazistas, o restaurante japonês Narita, na Liberdade, não teve paz. Segundo o gerente do local, Jonathan Joo, de 22 anos, tudo não passou de um grande mal-entendido. 

Como revela a foto da internauta Leonor Macedo (@subversiva), o bordado no peito dos garçons tem uma águia e um símbolo que lembra a suástica da Alemanha Nazista – o Parteiadler. Nos braços, uma bandeira dos Estados Unidos e um brasão do Reino Unido compõem o visual “político” dos funcionários. 

 

Joo nasceu na Argentina, vive no Brasil há quinze anos e tem origem coreana, assim como a irmã e o cunhado, os donos do Narita. Ele explica que as roupas foram compradas em um site da Coreia no mês passado e que nunca tiveram a intenção de provocar tal mal-estar. “Não era possível identificar a suástica pela imagem do site, escolhemos apenas por causa das cores que combinariam com o ambiente do restaurante.” De acordo com o gerente, a imagem da águia lembra muito o Manji, um símbolo budista muito comum no Oriente e que representa a misericórdia.

Continua após a publicidade
Símbolo budista Manji
Símbolo budista Manji ()

O emblema nazista foi retirado do uniforme logo depois da repercussão negativa. “Eu odeio a xenofobia e sei que não há sentido em ser preconceituoso em um país como o Brasil”, explica o gerente. “Agora nos resta esperar que aceitem nossas sinceras desculpas e aguardar a poeira baixar.”

suastica Parteiadler
suastica Parteiadler ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.