Caixa Econômica Federal mantém museu na Praça da Sé

O espaço de memória reúne cerca de 1 000 itens, que relembram, por exemplo, a história das loterias

Fundada em 1861 no Rio de Janeiro por Dom Pedro II, a Caixa Econômica Federal é um dos primeiros bancos brasileiros. Seu objetivo era fornecer empréstimos com taxas mais baixas para as classes populares e incentivar a criação de poupanças. A instituição tem, desde 1989, um museu de entrada gratuita instalado no 6º andar do seu edifício na Praça da Sé.

Nesse prédio, tombado, erguido em 1939 e inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, funcionou até 1970 a sede paulista do banco estatal. Hoje, ele abriga um centro cultural e uma agência. Com guia disponível, o espaço de memória reúne cerca de 1 000 itens, que relembram, por exemplo, a história das loterias. A coleção conta com uma caderneta de poupança de 1875, da ex-escrava Benedita Manuela de Jesus. Antes da abolição, muitos serviçais juntavam dinheiro para comprar sua carta de alforria.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s