Corredor verde na 23 de maio deve ser concluído nesta semana
Ao custo de 9,7 milhões de reais, a instalação de 251 000 mudas substituiu grafites e levou mais de quatro meses para ficar pronta
Iniciadas em março deste ano, as obras que transformaram os cerca de seis quilômetros e quase 11 000 metros quadrados de muros na Avenida 23 de Maio em um jardim vertical serão finalizadas no próximo sábado (5). O paredão, que ladeia uma das vias mais movimentadas da cidade, recebeu 251 000 mudas de plantas. O projeto custou 9,7 milhões de reais pagos pela construtora Tishman Speyer, por meio de um Termo de Compensação Ambiental à prefeitura.
Agendada para às 11h da manhã, a inauguração do chamado “corredor verde” deve contar com a presença do prefeito, João Doria, e do Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini. A pasta, inclusive, conta com outros 2 000 termos de compensação ambiental em tramitação.
Antes das folhagens e mudas, o local exibia grafites de 490 artistas que se reuniram ali em 2015 a pedido da gestão de Fernando Haddad. O gasto, na época, foi de 1 milhão de reais. Entre os participantes, estavam artistas renomados a exemplo de osgemeos e Tikka.
Em janeiro deste ano, no entanto, o lugar foi alvo de uma verdadeira guerra do spray, após Doria mandar pintar de cinza todos os grafites do pedaço, alegando que as imagens estavam mal cuidadas. Mesmo assim, a ação foi duramente criticada.
Na época, o prefeito rebateu as criticas saindo em defesa do jardim vertical. “Verde também é arte e a gente vai valorizar a vegetação”, defendeu.