Continua após publicidade

Multinacional irá premiar consumidor que reciclar embalagens; saiba como

Com sistema de acúmulo de pontos, projeto vai instalar 85 pontos de coleta em diversos bairros da capital

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 set 2021, 19h53 - Publicado em 17 set 2021, 18h17

Um novo projeto da Unilever, em parceria com a startup Molécoola, vai instalar 85 pontos de coleta de material reciclável distribuídos pela cidade até o final de 2021. A iniciativa conta com um sistema que gera pontos para quem reciclar embalagens da marca. Os pontos poderão ser revertidos em produtos, serviços ou descontos. 

“A Unilever está presente em dez de cada dez casas brasileiras, o que nos traz uma grande responsabilidade. Com a iniciativa, vamos dar a oportunidade de o consumidor contribuir com o ciclo das embalagens de forma prática e ainda reverter em economia para o bolso dele”, afirma Ricardo Zuccollo, vice-presidente da Unilever.

Cada estação terá o potencial de coletar cerca de 10 toneladas de resíduos por mês. Com isso, a Unilever estima que o projeto colete cerca de 10 000 toneladas por ano de embalagens para reciclagem. Alguns dos pontos de reciclagem do projeto serão instalados em bairros da periferia.

É possível levar qualquer tipo de material reciclável para os pontos de coleta, mas apenas embalagens contabilizam pontos, sendo que produtos da Unilever valem mais e embalagens de OMO têm pontuação turbinada. Eles podem ser trocados, por exemplo, por vouchers da Kalma, Morada da Floresta, duLocal e Auera, ou por descontos no Makro Atacadista e no site thebar.com.

Continua após a publicidade

Nove das 85 estações de reciclagem do projeto já estão funcionando. Elas ficam nas unidades do supermercado Extra dos bairros Jaguaré, Jardim São Luís (João Dias), Raposo Tavares, Ipiranga (Ricardo Jafet), Interlagos, Aeroporto, Itaim Bibi, Morumbi e Bela Vista (Brigadeiro). As demais estações de coleta serão instaladas em outras redes varejistas parceiras do projeto, como Supermercado COOP, Carrefour, D’Avó, St. Marche, Makro e Sonda.

Como participar

Para participar, o consumidor precisa se cadastrar no site ou no aplicativo da Molécoola e entregar seus materiais recicláveis em qualquer uma das estações. As embalagens devem estar limpas e separadas por categoria – plástico, papel e papelão, vidro, metal e outros. Elas serão pesadas e os pontos correspondentes são creditados imediatamente na conta do cliente, que pode resgatar os produtos ou benefícios diretamente na estação de troca.

Para dar uma dimensão do sistema de pontuações, um quilo de garrafas PET garantem 1.300 pontos. Para ajudar a acumular pontos, a Unilever turbinou a pontuação para embalagens de OMO líquido: cada garrafa vale mil pontos. 

Continua após a publicidade

Até o momento, os produtos da Unilever disponíveis na troca são sabonete Lux glicerinado, que custa 3 500 pontos, sabonete líquido Lux, 5 000, e creme dental ClouseUp, 5 400. A partir de semana que vem, novos produtos da TRÉSemme, Clear, OMO, Lux, Sétima Geração, Mãe Terra, Love Beauty and Planet devem entrar para o sistema de troca de pontos.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.