Metade das infrações de trânsito é cometida por 5% da frota da cidade
Levantamento foi realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego com dados de 2014
Levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego com dados de 2014 mostra que 4,9% dos automóveis que circulam na cidade de São Paulo receberam, sozinhos, 49,4% de todas as multas de trânsito aplicadas na cidade. A concentração das infrações faz com que 71% da frota não tenha recebido nenhuma infração ao longo do ano passado.
+ A redução da velocidade máxima nas marginais exige atenção dos paulistanos
A frota de São Paulo no ano passado era de 7,8 milhões de veículos. Desse total, 1,5 milhão de veículos foram autuados e 6,3 milhões não receberam nenhuma infração. Atualmente, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já passa de 8 milhões o número de automóveis emplacados.
Ao longo do ano de 2014, radares, marronzinhos e policiais militares de trânsito aplicaram 7 milhões de multas, o que representou aumento de 9,3% em relação às 6,45 milhões de multas aplicadas em 2013. Essas infrações resultaram em uma receita de R$ 954 milhões no ano. Por lei, todos os recursos obtidos com as infrações têm de ser aplicados em educação para o trânsito e engenharia de tráfego.
+ Haddad: “Redução de velocidade nas marginais é experimental”
Os dados mostram que 23 100 veículos da cidade receberam mais de dez multas entre os 12 meses de 2014; 112 000 receberam entre cinco e dez infrações. Metade dos veículos multados, por outro lado, cometeu apenas uma infração ao longo do ano. Foram 811 000 veículos.
O veículo campeão de multas da cidade, pertencente a uma pessoa jurídica e licenciado em 2007, recebeu sozinho 1 528 infrações em 2014 – ou quatro multas por dia, na média. Se tivesse pago por todas as infrações (que somaram 7,4 milhões de reais) e o dinheiro não tivesse de ser aplicado obrigatoriamente em ações de trânsito, o valor seria suficiente para que a gestão Fernando Haddad (PT) construísse sete creches.
+ Confira as últimas notícias da cidade
Os dados foram apresentados pela prefeitura no contexto da política de redução de velocidades máximas permitidas em andamento na cidade, que pretende estabelecer os 50 quilômetros por hora como o limite padrão. Os números são resposta da gestão à suposta “indústria da multa”.
Especialistas em gestão de trânsito, no entanto, apontam que o dado revela que a fiscalização exercida pela CET poderia ser maior. O engenheiro de tráfego Horácio Augusto Figueira cita estudo feito por sua equipe em 2007 que consistiu em acompanhar automóveis pela cidade e anotar a quantidade de infrações no percurso. “Dos 628 veículos que acompanhamos, 531 cometeram pelo menos uma infração”, lembra o pesquisador. “Os porcentuais são o contrário do que esse estudo mostra: 80% dos motoristas cometem infrações, enquanto 20%, não. Mas é que eles não são multados”, explica.
LEIA TAMBÉM
Em vídeo, como funcionam os radares de São Paulo. Confira.