Multa por desperdício de água começa em maio, afirma Alckmin

Governador anunciou ainda que vai usar Sistema Rio Grande, da Represa Billings, para abastecer parte de São Paulo e "aliviar" o Cantareira

Por Redação VEJASÃOPAULO.com
Atualizado em 5 dez 2016, 14h37 - Publicado em 21 abr 2014, 19h48

Em meio à crise hídrica em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin confirmou hoje que, a partir do mês que vem, começará a multar quem desperdiça água. Além disso, anunciou o uso de um outro sistema de abastecimento para “aliviar” o Cantareira. 

A multa já havia sido anunciada pelo novo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, mas sem data para começar. Nesta segunda (21), durante um evento em Franca, no interior do Estado, o governador reforçou que a medida entra em vigor já no mês de maio. O desconto de 30% para quem economizar água permanece. “Já tem o bônus, então vamos estabelecer também o ônus para quem gastar mais água”, disse. 

Questionado se vai haver racionamento de água na região metropolitana, o governador limitou-se a dizer que “se for necessário, será feito”. 

+ Seca histórica e erros de planejamento causam crise da água em São Paulo 

Nesta segunda-feira, o nível do Sistema Cantareira, que abastece 61% da região metropolitana – incluindo as zonas oeste e centro da capital -, está em 12%. Alckmin anunciou que vai começar a utilizar o Sistema Rio Grande, que capta água da Represa Billings, na região do ABC Paulista, para servir de reforço ao Cantareira. 

Continua após a publicidade

Em março, nove bairros (o que atinge um total de 1,6 milhão de moradores) de São Paulo já haviam deixado de ser abastecidos pelo Cantareira e passaram a receber água dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê. Parte de Pinheiros, na Zona Oeste, e da Vila Olímpia, Brooklin e Jabaquara, na Zona Sul, estão entre os bairros que trocaram de manancial. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.