Projeto social valoriza o protagonismo feminino na favela de Heliópolis
'Mulheres de Favela' capacita moradoras com oficinas de tranças, maquiagem, gestão financeira e oferece espaço kids para as que são mães
O empreendedorismo e a valorização do protagonismo feminino estão tomando conta da favela de Heliópolis, a maior da cidade. Desde o dia 12 de maio, o programa Mulheres de Favela capacita moradoras da região com oficinas gratuitas de tranças, maquiagem, upcycling, marketing digital, gestão financeira e até a formalização do próprio negócio na abertura do MEI.
+Favela reconstruída com verba privada servirá de modelo para outras áreas
A iniciativa, que tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico nas favelas, é uma parceria da Caixa Econômica Federal com a Central Única das Favelas (CUFA) e a organização Impact Hub.
Um dos diferenciais do projeto, que dura 45 dias, é o espaço kids, para que as mães possam fazer as oficinas deixando seus filhos em segurança. “Sabemos que, sobretudo nas favelas, as mulheres chefiam seus lares e cuidam dos filhos. Muitas vezes elas não contam com uma rede de apoio”, diz Elaine Caccavo, diretora-executiva da CUFA.
O programa já passou pelas cidades de Salvador e Rio de Janeiro. E as expectativas para a capital paulista, segundo Elaine, são as melhores. “São Paulo é o grande polo econômico desse país, com uma enorme população de favela. Portanto, esses 45 dias prometem muita mobilização, impacto social e história incríveis dessas mulheres batalhadoras.”
Mulheres de Favela
Data: até 18 de junho
Valor: gratuito
Local: CEU de Heliópolis
Endereço: Estrada das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco