Morre um dos mestres da culinária japonesa na cidade
Mitsuaki Shimizu foi um dos pioneiros a se estabelecer fora dos limites da Liberdade ao inaugurar seu restaurante na região da Paulista
Dono de uma elegância discreta própria dos orientais, Mitsuaki Shimizu figurou por décadas entre os mestres da culinária japonesa em São Paulo. Pois o sushiman, fundador e titular do Sushiguen, morreu na noite desta quinta (12), aos 75 anos, em decorrência de uma bactéria que teria sido contraída durante viagem ao Japão.
Shimizu foi um dos pioneiros a se estabelecer fora dos limites da Liberdade ao inaugurar seu restaurante na região da Paulista, em 1974. Desde então, amealhou uma fiel clientela com suas receitas tradicionais, em especial os tirashi, sushis montado na tigela de laca com o arroz no fundo e uma profusão de pescados por cima.
+ Restaurantes japoneses preparam caldo da prosperidade
Nascido em Kagoshima, na terceira maior ilha do arquipélago, ele vivia no Brasil desde 1959 e aqui trabalhou no extinto Kazumi antes de abrir seu Sushiguen, que sempre funcionou a portas fechadas em uma galeria. O velório está marcado para domingo (15) e a casa, temporariamente fechada, deve reabrir somente na segunda (16).