Alexandre de Moraes aplica multa e abre inquérito contra Monark
Influenciador é acusado de descumprir ordem judicial e disseminar informações falsas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito e multou em 300 000 reais o influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. O ex-apresentador do Flow Podcast é acusado de descumprir ordem judicial ao criar novos perfis nas redes sociais.
+ Indigente é morto por PM com tiros de fuzil no Guarujá
Em abril, Moraes proibiu o influenciador de compartilhar desinformação sobre a atuação do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e havia bloqueado suas contas no inquérito que apura os atos antidemocráticos do 8 de janeiro. Agora, a nova decisão do ministro informa que Monark cometeu crime de desobediência e tentava, inclusive, lucrar com o material compartilhado. A informação é do g1.
Além da multa, os perfis do podcaster devem ser suspensos em diversas plataformas. A Meta, o TikTok e o Twitter foram notificados que caso não ocorra o bloqueio será aplicada uma multa de R$ 100 mil por dia.
Moraes ainda destacou que o influenciador tinha admitido intenção de descumprir a ordem judicial em depoimento. “As condutas do investigado, consubstanciadas na produção, mesmo ciente da decisão judicial proibitiva, de conteúdo vedado, e sua publicação em diversos perfis nas redes sociais mencionadas, caracterizaram nova e grave violação à ordem jurídica”, indicou.