Avatar do usuário logado
Usuário

Mercado Municipal já foi “armazém bélico”; confira outras curiosidades

Em 1930, espaço foi utilizado para guardar pólvora, munições e mantimentos para as tropas paulistas durante a Revolução Constitucionalista

Por Maurício Xavier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 abr 2018, 06h00 | Atualizado em 13 abr 2018, 06h00
Vitral instalado no Mercado Municipal Paulistano, na Rua da Cantareira.
 (Lucas Lima/Veja SP)
Continua após publicidade

Um dos principais pontos turísticos da capital, o Mercado Municipal abriga cerca de 290 boxes de produtos. Mas nem sempre foi assim. Idealizado pelo engenheiro Felisberto Ranzini, o local começou a ser construído em 1928. Mas, em 1930, com a queda do presidente Washington Luís, o espaço passou a ser usado como armazém de pólvora e munições, além de guardar mantimentos que abasteceriam as tropas paulistas na revolução Constitucionalista de 1932. Somente no ano seguinte o imponente galpão veio a exercer suas funções originais. Confira algumas curiosidades.

  • Há boxes abertos desde o início, como empório Chiappetta, Queijos Roni, Bar do Mané e Casa São Paulo
  • O local serviu de cenografia para a novela A Próxima Vítima, exibida pela rede Globo em 1995
  • Os 55 vitrais idealizados por Conrado Sorgenicht Filho levaram cinco anos para ser finalizados
  • A construção original não continha o mezanino; a ala foi inaugurada em 2004, após o restauro do Mercadão
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês