Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Conheça a história da menina com as pernas de bola de basquete

A chinesa Qian Hongyan sofreu acidente grave quando tinha 4 anos e hoje, aos 20, tornou-se campeã dentro e fora das piscinas 

Por Veja São Paulo
24 set 2015, 11h22 • Atualizado em 28 dez 2016, 10h29
qian
qian (Reprodução/)
Continua após publicidade
  • Em 2000, quando tinha apenas quatro anos, Qian Hongyan perdeu as duas pernas em um trágico acidente de carro na Província de Yunnan, na China.

    Filha de uma família pobre, que produz e vende seda, a garotinha tinha poucas condições de conseguir assistência e teve de lidar com o improviso para poder se locomover. Impossibilitado de comprar próteses para a filha, o pai de Qian improvisou uma bola de basquete, que passou a servir-lhe de apoio, evitando que seu corpo tocasse o solo diretamente.

    Jovem morre após tomar remédio para emagrecer e mãe faz desabafo

    Cinco anos mais tarde, Qian virou o centro de um debate sobre deficientes na China, país que normalmente evita tratar da questão, após ter sido fotografada andando sobre a bola. A imagem mobilizou os chineses e ganhou destaque em diversos veículos de comunicação estrangeiros. 

    qian
    Continua após a publicidade

    qian

    A partir deste momento, a vida da menina começou a mudar. Primeiro, vieram as próteses das pernas, conquistadas por meio de doações. Depois, ela completou o ensino básico e passou a se dedicar à natação. No começo, ela não via maneiras de prosseguir no esporte. “Não havia meios de conseguir boiar na água sem as pernas”, disse ela em entrevista ao China Daily

    Continua após a publicidade

    Jovem morre após contrair infecção causada por uso de absorvente interno

    Em 2009, ela passou a colher os frutos de seu esforço. Campeã na vida, Qian se tornou também uma estrela das piscinas. Naquele ano, conquistou o campeonato nacional de natação paraolímpica em sua categoria. Qian se preparava para disputar os Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, quando seu pai morreu. Fora da equipe chinesa que foi à disputa, decidiu voltar para casa e deu uma pausa no esporte. 

    qian
    Continua após a publicidade

    qian

    Decidida a brigar por mais medalhas, voltou a treinar e, em setembro do ano passado, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, Qian levou a medalha de ouro nos 100 metros nado peito nos Jogos Paralímpicos de Yunann.

    Continua após a publicidade

    Surfista com apenas um braço continua praticando o esporte mesmo estando grávida de seis meses

    Hoje, aos 20 anos, Qian transformou sua infância trágica em uma lição de força e determinação e sua história passou a servir de inspiração. 

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês