Continua após publicidade

Panamericana: meio século de vanguarda

Após surgir em um casarão, a escola se tornou célebre por ocupar prédios de arquitetura arrojada

Por Mauricio Xavier
Atualizado em 5 dez 2016, 16h07 - Publicado em 19 abr 2013, 19h12

Na época de sua fundação, em 7 de abril de 1963, a Panamericana Escola de Arte e Design ocupava seis salas em um sobrado na Rua Augusta, onde oito professores ministravam quatro cursos: pintura, desenho, história em quadrinhos e caricatura. Sua concepção teve a colaboração do cartunista Ziraldo. O fundador e atual presidente, o artista plástico Enrique Lipszyc, foi até o Rio de Janeiro para convidá-lo a participar da empreitada.

Outros que integraram essa trajetória foram Aldemir Martins e Massimo Picchi. Entre os ex-alunos está Vik Muniz. Dos eventos realizados nesses cinquenta anos, destaca-se o Congresso Internacional de Histórias em Quadrinhos que, em 1974, recebeu Lee Falk, criador do Fantasma e do Mandrake.

Após deixar o casarão de estilo clássico em 1966, a Panamericana passou a ocupar prédios de arquitetura ousada, como o de fachada construtivista idealizado por Mário Boccara na Rua Conselheiro Brotero, entre 1974 e 1985. As sedes atuais estão na Avenida Angélica e na Rua Groenlândia, sendo essa última conhecida pela pirâmide projetada pelo arquiteto Siegbert Zanettini em 1989.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.