Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Médica é acusada de recusar atendimento à idosa e de agredir mulher

O caso aconteceu no Hospital Heliópolis, na Zona Sul da cidade de São Paulo

Por Redação VEJA São Paulo 25 fev 2021, 13h01

Uma médica do Hospital Heliópolis, Zona Sul de São Paulo, identificada como Silvia Haber Duellberg, foi acusada de agredir uma mulher após recusar atender com prioridade uma paciente idosa, Chiarella Aurora, de 96 anos, no dia 17 de fevereiro. As informações são do UOL.

De acordo com o acompanhante da paciente, Anderson Basílio Ferraz, 41, Chiarella precisava de atendimento urgente pois apresentava sintomas de infecção urinária e desidratação e tinha dificuldades para andar.

Segundo Anderson, chegando ao local ele foi informado de que a médica estava em horário de almoço. Outras pessoas na sala de espera teriam informado que Silvia tinha saído às 11h30. Às 13h30 ela retornou, mas se recusou a atender a idosa com prioridade. “Perguntei se ela conhecia o Estatuto do Idoso e ela disse ‘não’, que ‘aqui não existe isso, ela vai ser a última das últimas da fila'”, relatou Anderson.

A acompanhante de outra paciente, Isabela Saturnino dos Santos, 33, questionou Silvia por não estar usando máscara e, após o desentendimento com Anderson, Isabela ficou parada na porta do consultório como forma de protesto. A médica pediu para que ela saísse e posteriormente começou a agredir Isabela.

Enquanto o caso está sendo investigado, a Secretaria da Saúde estadual informou que pediu o afastamento imediato da médica. “A unidade já está realizando apuração preliminar sobre os relatos envolvendo as pacientes citadas. Se comprovado qualquer erro, a unidade tomará as providências previstas pela legislação e conduzirá o caso ao Conselho de Medicina. O hospital está à disposição dos familiares e pede desculpas pelos transtornos”, disse em nota.

A Secretaria de Segurança Pública afirma que o caso foi registrado pelo 95º Distrito Policial e encaminhado para investigação da 2ª Delegacia do Idoso. 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade