Avatar do usuário logado
Usuário

Falta de matéria-prima atrasa entrega de passaportes

Segundo a Casa da Moeda, alta na demanda de pedidos reduziu estoque de capas do documento 

Por Estadão Conteúdo 26 abr 2016, 12h34 | Atualizado em 27 dez 2016, 18h19
Novo passaporte
Novo passaporte (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
Falta de matéria-prima atrasa entrega de passaportes Priorizar nos meus resultados Google

A entrega de passaportes solicitados a partir do dia 20 de abril vai atrasar por falta de matéria-prima para confeccionar a capa do documento. Segundo a Polícia Federal, o prazo regular vai passar de seis dias úteis para 30 dias corridos. O pedido foi feito pela Casa da Moeda do Brasil, responsável por produzir o documento. A estimativa é que a situação seja regularizada até o mês de junho.

Novo passaporte tem reajuste de preço e validade ampliada

Em nota, a Casa da Moeda admite que haverá atraso na entrega dos passaportes. Segundo afirma, houve uma “variação inesperada da demanda” entre o segundo semestre de 2015 e o início deste ano, o que afetou o planejamento do órgão. O aumento das solicitações para emitir o documento teria contribuído para uma “redução drástica dos estoques de matéria-prima (capa) antes do tempo previsto”, de acordo com a nota.

“A Casa da Moeda já adquiriu matéria-prima, que é importada, e a previsão é que um novo fornecimento seja feito em até 20 dias”, diz o órgão. “A empresa vai trabalhar 24 horas durante os sete dias da semana, inclusive feriados, para colocar toda a demanda em dia o mais rapidamente possível”, afirma a nota. Ainda de acordo com a Casa Moeda, a regularização se dará “no máximo em 30 dias.”

+ Confira as últimas notícias da cidade

A Polícia Federal diz que foi comunicada do problema no dia 19, às 10h. “O prazo regular para a entrega, a pedido da Casa da Moeda, passará de seis dias úteis para trinta dias corridos, contados do comparecimento ao posto de atendimento”, afirma. No comunicado, a PF diz que a situação deve ser regularizada até o mês de junho, mas que o atendimento nos postos de emissão de passaportes ocorre normalmente e os casos de emergência são avaliados individualmente.

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Premium
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Premium

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês