Mancha de poluição no Tietê recua 7 quilômetros, diz ONG

Estudo foi divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica; mancha de poluição agora tem 130 quilômetros de extensão

Estudo divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica na última semana aponta uma diminuição de 7 quilômetros no trecho considerado morto no Rio Tietê. Segundo a organização, a mancha de poluição agora tem 130 quilômetros de extensão. Essa avaliação foi feita entre setembro de 2016 e agosto de 2017.

O recuo se deve ao aumento do trecho com qualidade de água boa e regular entre Salesópolis e Itaquaquecetuba, na região hidrográfica Tietê Cabeceiras.

Segundo a ONG, a mancha de poluição está localizada entre os municípios de Itaquaquecetuba e Cabreúva e representa hoje 22,5% do trecho monitorado de 576 quilômetros do rio, da nascente em Salesópolis até Barra Bonita.

“Poderia ter sido melhor”, disse Malu Ribeiro, especialista em Água da Fundação SOS Mata Atlântica. “A nossa expectativa era de voltar ao que a gente tinha antes da crise hídrica, que [a mancha] chegou a 71 quilômetros”, disse.

Segundo Malu, esse foi o menor tamanho registrado. Já em 2015, a mancha chegou aos 154,7 quilômetros.

O estudo também mostra que apenas três (2,2%) dos 137 pontos de coleta de água analisados apresentam qualidade de água boa. Outros 81 pontos (59,1%) estão em situação regular e 53 (38,7%) em situação ruim ou péssima – contaminados e indisponíveis para usos múltiplos, como abastecimento público e produção de alimentos.

As coletas são realizadas por grupos voluntários do projeto que, mensalmente, monitoram a qualidade da água de centenas de rios da Bacia do Tietê, por meio de kits fornecidos pela ONG em parceria com a Ypê e a Coca-Cola Brasil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s