Continua após publicidade

Mancha de poluição no Tietê recua 7 quilômetros, diz ONG

Estudo foi divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica; mancha de poluição agora tem 130 quilômetros de extensão

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 set 2017, 11h07

Estudo divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica na última semana aponta uma diminuição de 7 quilômetros no trecho considerado morto no Rio Tietê. Segundo a organização, a mancha de poluição agora tem 130 quilômetros de extensão. Essa avaliação foi feita entre setembro de 2016 e agosto de 2017.

O recuo se deve ao aumento do trecho com qualidade de água boa e regular entre Salesópolis e Itaquaquecetuba, na região hidrográfica Tietê Cabeceiras.

Segundo a ONG, a mancha de poluição está localizada entre os municípios de Itaquaquecetuba e Cabreúva e representa hoje 22,5% do trecho monitorado de 576 quilômetros do rio, da nascente em Salesópolis até Barra Bonita.

“Poderia ter sido melhor”, disse Malu Ribeiro, especialista em Água da Fundação SOS Mata Atlântica. “A nossa expectativa era de voltar ao que a gente tinha antes da crise hídrica, que [a mancha] chegou a 71 quilômetros”, disse.

Segundo Malu, esse foi o menor tamanho registrado. Já em 2015, a mancha chegou aos 154,7 quilômetros.

Continua após a publicidade

O estudo também mostra que apenas três (2,2%) dos 137 pontos de coleta de água analisados apresentam qualidade de água boa. Outros 81 pontos (59,1%) estão em situação regular e 53 (38,7%) em situação ruim ou péssima – contaminados e indisponíveis para usos múltiplos, como abastecimento público e produção de alimentos.

As coletas são realizadas por grupos voluntários do projeto que, mensalmente, monitoram a qualidade da água de centenas de rios da Bacia do Tietê, por meio de kits fornecidos pela ONG em parceria com a Ypê e a Coca-Cola Brasil.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.