Continua após publicidade

Mais de 620 000 servidores terão ponto facultativo na sexta-feira (28)

Data comemorativa da categoria foi mantida tanto pelo governo estadual quanto pela prefeitura a dois dias do segundo turno

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 out 2022, 18h09 - Publicado em 26 out 2022, 18h04
Prédio da Prefeitura de São Paulo, no centro
Prédio da Prefeitura de São Paulo, no centro (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

Os governos estadual e municipal decidiram manter o feriado do Dia do Servidor Público, celebrado nesta sexta-feira (28). Com isso, mais de 620 000 servidores, sendo mais de 500 000 do estado e mais de 120 000 da Prefeitura terão um final de semana prolongado a dois dias do segundo turno das eleições, prevista para domingo (30). Só devem trabalhar aqueles que atuam em serviços essenciais.

+Pode nevar: frio intenso e atípico entra pelo Sul e chega a São Paulo

Um dos receios da manutenção da data é o de elevar ainda mais a já alta abstenção nas urnas. No primeiro turno das eleições, 21,6% dos eleitores, cerca de 7,5 milhões, não votaram no estado de São Paulo.

As decisões do governador Rodrigo Garcia (PSDB) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que apoiam a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), contrastam com outros administradores. Apenas sete estados do país decidiram manter a data, justamente para evitar alta abstenção nas urnas no domingo. A maior parte dos estados optou por mudar a data para o dia 14 de novembro, criando um feriadão de quatro dias, já que dia 15 é feriado de Proclamação da República.

Continua após a publicidade

+Pode nevar: frio intenso e atípico entra pelo Sul e chega a São Paulo

Apesar disso, Nunes decidiu disponibilizar ônibus gratuito para o segundo turno das eleições. O benefício vai começar às 6h da manhã e se estender até as 20h. O Ministério Público Estadual se manifestou favorável para que o mesmo ocorra com o transporte sobre trilhos (Metrô e CPTM). Até a conclusão desse texto, a decisão ainda não havia saído.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.