Continua após publicidade

Pichação racista é encontrada em banheiro do Mackenzie

Citação diz "Lugar de negro não é no Mackenzie. É no presídio"

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h59 - Publicado em 7 out 2015, 16h31

Uma pichação com mensagem racista foi encontrada nesta terça (6) pela direção do Mackenzie no campus Higienópolis. A citação diz “Lugar de negro não é no Mackenzie. É no presídio”. Ela foi localizada no final da tarde na porta de um banheiro masculino do prédio 3 da Faculdade de Direito e foi divulgada na internet.

A universidade afirma que ainda está apurando o caso e irá se pronunciar em “momento oportuno”. O diretor da Faculdade de Direito José Francisco Siqueira Neto, por sua vez, emitiu também nesta terça (6) um comunicado em que repudia o ato racista.

+ Maria Julia Coutinho é vítima de racismo nas redes sociais

No documento, ele afirma ainda que a denúncia já foi feita aos órgãos responsáveis e instaurado um procedimento interno para apuração e possível identificação do autor da pichação.

+ Professora diz ter sido vítima de racismo em loja

Confira o comunicado na íntegra:

Continua após a publicidade

“À Comunidade Acadêmica da Faculdade de Direito,

A Direção da Faculdade de Direito comunica que tomou conhecimento no final da tarde de hoje da existência de dizeres de cunho racista no banheiro masculino do subsolo do Prédio 3, Campus Higienópolis.

Lastreada nos valores e objetivos institucionais, a Direção se manifesta no sentido de repudiar todo e qualquer ato, ação ou manifestação de cunho racista em nosso ambiente.

Ainda não sabemos a autoria, o que nos impossibilita de precisar se tal ato foi realizado por algum aluno ou membro da comunidade da Universidade.

Informa que já foi feita a denúncia aos órgãos e instâncias responsáveis pela apuração, foi instaurado procedimento interno para apuração dos fatos e possível identificação de autoria, para que possamos imputar responsabilidades.

Continua após a publicidade

Somos resultado de um processo de doação, entrega, solidariedade e pioneirismo a partir de uma experiência inovadora caracterizada pela introdução de um ensino destinado a todos os membros da comunidade brasileira, sem discriminação, e que este mês completa 145 anos.

Nossa história de ampliação de liberdades e construção de oportunidades, nos impõe a reafirmação permanente do nosso compromisso com a defesa dos Direitos e Garantias Individuais e Coletivos, com o bem-estar do nosso povo e o repúdio a atos discriminatórios de quaisquer naturezas.

São Paulo, 06 de outubro de 2015.

Prof. Dr. José Francisco Siqueira Neto – Diretor Faculdade de Direito”

+ Confira as últimas notícias da cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.