Continua após publicidade

“Machete” é uma divertida sátira feita pelo diretor Robert Rodriguez

Como astro do filme está o ator Danny Trejo, protagonista do longa que aborda com tom cômico a corrupção política e a imigração ilegal

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h24 - Publicado em 10 dez 2010, 23h04

O cara da foto acima não morde, embora seu horroroso visual faça tremer nas bases. Astro de Machete, Danny Trejo pode levantar as mãos para o céu. Ator desde a década de 80, encontrou, aos 66 anos e sob a direção de Robert Rodriguez, seu melhor papel no cinema. Mesmo feio de doer, consegue levar para a cama as três gatas do filme (Jessica Alba, Michelle Rodriguez e Lindsay Lohan), uma das melhores piadas da comédia de ação.

Rodriguez teve a ideia de criar Machete, seu herói latino, durante a realização de “A Balada do Pistoleiro”, em 1995. O personagem ficou famosinho ao estrelar o falso trailer que acompanhava o trash “Planeta Terror” (2007). Agora, o cineasta atendeu aos pedidos dos fãs e fez de Machete o protagonista de seu próprio longa-metragem. Na trama, esse ex-policial federal mexicano foge para os Estados Unidos depois de tentar derrotar um perigoso narcotraficante (Steven Seagal). No Texas, dribla a fiscalização de uma agente da imigração (Jessica Alba) e recebe uma tentadora proposta: matar um senador ultraconservador (Robert De Niro) em troca de uma bolada.

Por meio da sátira rasgada, o roteiro toca em temas sisudos, entre eles a corrupção política e a imigração ilegal. Mas é quando troca a seriedade pela paródia que a fita sobressai. Há passagens muito divertidas. Uma delas é a fuga de Machete de um hospital, usando no lugar de cordas as tripas de um inimigo (!). Precisa-se, contudo, embarcar no espírito da coisa. Feita nos moldes de uma produção B, a fita resgata a ação dos filmes dos anos 80, agora revestida por uma violência cartunesca e sob um olhar malandro e irônico.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.