Continua após publicidade

MAC apresenta ampla retrospectiva do artista italiano Alberto Magnelli

Mostra revisita as fases ecléticas da produção do artista modernista no espaço no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h41 - Publicado em 16 jul 2010, 21h28

A poucos meses da inauguração da nova sede, prevista para dezembro no antigo prédio do Detran, o MAC dedica uma retrospectiva ao modernista italiano Alberto Magnelli (1888-1971) em seu espaço no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera. Composta de 64 telas pintadas entre 1912 e 1969, a mostra revisita as fases bem ecléticas da produção do pintor. Apaixonado pelos mestres florentinos, como Piero della Francesca e Giotto, Magnelli começou praticando retratos e naturezas-mortas. Ainda na década de 10, aderiu ao abstracionismo de cores fortes, embora mantivesse as formas reconhecíveis. Retornou à figuração durante um curto período, para então adotar a abstração de viés geométrico, linha com a qual prosseguiu até a morte.

Alberto Magnelli teve grande importância para o cenário artístico da cidade ao conhecer, por intermédio do irmão, o industrial Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), de quem se tornou amigo. Em 1946, Ciccillo Matarazzo pretendia fundar em São Paulo o primeiro museu de arte moderna do país. Radicado em Paris, Magnelli ajudou a encontrar trabalhos de nomes importantes da arte europeia e de jovens em ascensão, aproveitando-se dos preços acessíveis devido à crise financeira do pós-guerra. Assim, o empresário adquiriu obras-primas de Picasso, Matisse, Miró e outros grandes artistas que alicerçaram a atual coleção do MAC, criado em 1963. Embora tenha recebido prêmios nas Bienais de São Paulo de 1951 e 1955, Magnelli não chegou a conhecer o Brasil.

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.