Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Livro propõe treino de foco e quietude na hora de se alimentar

'Comer com Atenção Plena' segue os princípios do 'mindful eating'

Por Gabriela Santos Atualizado em 14 fev 2020, 16h01 - Publicado em 6 jul 2018, 06h00

Na contramão dos regimes altamente restritivos e cheios de promessas no estilo “perca 5 quilos em cinco dias”, uma nova maneira de se alimentar está ganhando peso na cidade. A prática, chamada de mindful eating, deriva do mindfulness, método criado pelo cientista americano Jon Kabat-Zinn nos anos 70 com o objetivo de trazer foco total para o momento presente.

“Não é uma dieta, mas uma forma de melhorar a relação com a comida, torná-la mais saudável e prazerosa”, explica Manoela Figueiredo. “Degustar um brigadeiro dá uma sensação de satisfação muito maior do que simplesmente colocá-lo inteiro na boca”, afirma Cynthia Antonaccio. Ambas nutricionistas, elas acabam de lançar Comer com Atenção Plena, publicado pela revista SAÚDE, da Editora Abril, e à venda por 29,90 reais.

Numa época em que almoçar olhando o celular é a regra, o livro quebra paradigmas e mescla orientações simples, entre elas reorganizar a geladeira, a outras mais reflexivas, como ficar de olho nas emoções e deixar a culpa de lado (há até exercício de provar chocolate, acredite). “A dica é fazer as pazes com a comida e com o próprio corpo; o emagrecimento pode ser uma consequência”, diz Manoela.

“O mindful eating ajuda a trazer consciência sobre a alimentação na correria do dia a dia”, diz Maria Edna de Melo, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. Para as autoras, a técnica faz parte de um estilo de vida. “Sou acelerada por natureza, mas, depois de dois anos de meditação, consegui transformar o almoço com meu filho numa experiência de atenção plena”, diz Cynthia.

Praticante de ioga, Manoela estendeu o treino de concentração às refeições. “Prestar atenção no que ingerimos é uma forma objetiva de nos reconectarmos com nós mesmos”, completa.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade