Continua após publicidade

Linhas do Metrô são paralisadas nesta quinta (12)

Ação é um protesto realizado após cinco metroviários levarem advertências

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 28 Maio 2024, 08h30 - Publicado em 12 out 2023, 12h17

Três linhas do Metrô tiveram a operação paralisada na manhã desta quinta-feira (12). Até o momento, as linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 15-Prata estão com a circulação de trens interrompida. Até o momento a linha 2-Verde segue funcionando, mas com operação reduzida.

+ Mulher atropela 8 pessoas e invade salão de beleza na Grande SP

O caso começou depois de o Metrô aplicar advertências após cinco funcionários da linha 2-Verde se recusarem a participar de um treinamento, que, segundo membros de sindicatos da categoria, não era da competência deles. “O problema da paralisação pode ser resolvido. Mas a direção da empresa tem que querer resolver. Exigimos a retirada de todas as advertências”, diz nota do Sindicato dos Metroviários.

 

O site do Metrô mostra as três linhas citadas como paralisadas e a linha 2-Verde com “operação normal”.

Em nota, o Metrô afirma que foi “surpreendido, sem qualquer aviso prévio, por uma ação do Sindicato dos Metroviários, que mais uma vez prejudica a população com pautas de interesse próprio e sem diálogo”. A empresa confirma que a ação é um protesto por conta das advertências. “Eles (os funcionários) se negam a participar da formação e da aula prática ofertada a outros empregados que estão sendo treinados para a função de operação de trem, procedimentos que fazem parte da rotina dos metroviários”.

Continua após a publicidade

A nota segue: “O Metrô estuda medidas legais que podem ser tomadas por conta de uma paralisação que prejudica a população sem aviso prévio”.

Leia o posicionamento completo:

O Metrô foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (12), sem qualquer aviso prévio, por uma ação do Sindicato dos Metroviários, que mais uma vez prejudica a população com pautas de interesse próprio e sem diálogo.

A ação, que impacta o funcionamento regular das linhas administradas pelo Metrô, Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, é um protesto a uma advertência por escrito dada pelo Metrô a 5 operadores de trem em virtude da negativa reiterada destes cinco profissionais de desempenhar as suas atribuições. Eles se negam a participar da formação e da aula prática ofertada a outros empregados que estão sendo treinados para a função de operação de trem, procedimentos que fazem parte da rotina dos metroviários.
Vale ressaltar que a advertência não implica em suspensão ou demissão e que não há sequer impactos na remuneração. A advertência, por ora, cumpre apenas o seu papel de dar aos funcionários a oportunidade para que corrijam a conduta faltosa.
A advertência também pode ser questionada pelos empregados, se assim desejarem, na via administrativa ou judicial, o que não prejudicaria os passageiros. Esse protesto liderado pelo Sindicato da categoria mais uma vez é utilizado para ameaçar a empresa e deixa a população que depende do transporte refém de seus próprios interesses.

O Metrô estuda medidas legais que podem ser tomadas por conta de uma paralisação que prejudica a população sem aviso prévio. As linhas concedidas, permanecem com operação regular e sem risco de paralisação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.