Quarenta e três linhas de ônibus da Zona Leste sofrem alterações
Deste sábado (16), a SPTrans realiza mudanças de itinerários e numerações, além de substituições e cortes no transporte da região
A reorganização de 43 linhas que atendem a região da Cidade Tiradentes, São Mateus e Carrão, na Zona Leste, começou no sábado (26) e afetará cerca que 60 mil usuários. Quatorze serão seccionadas, dezesseis sofrerão alterações de itinerário e dez serão substituídas. Além de quatro trocas de nome ou número e a criação de uma nova.
Segundo nota da prefeitura, o principal motivo para as mudanças foi a caducidade do contrato de concessão do consórcio Leste 4, que operava as linhas, por “falhas no serviço prestado”. É possível conferir uma tabela divulgada pela SPTrans com as opções que substituem as linhas alteradas.
+ Até o fim do ano, cidade ganhará 76 ônibus com duas catracas
+ O teste das faixas de ônibus
Outras duas linhas previstas para serem reestruturadas estão sendo reavaliadas. São elas: 3539/10 Cidade Tiradentes – Terminal Parque Dom Pedro II e 312N/10 Terminal Cidade Tiradentes – São Miguel Paulista.
As mudanças fazem parte de um projeto que pretende reorganizar o meio coletivo de transporte ônibus. O objetivo é aumentar o número de linhas curtas de micro-ônibus que ligam os bairros periféricos aos terminais e diminuir as que fazem trajeto direto entre os locais mais afastados e o centro. Usuários que moram em regiões do extremo da cidade precisarão fazer a transferência e pegar um segundo ônibus.
A previsão da prefeitura é de que até o final de 2016 a cidade perca 400 linhas de ônibus das 1 300 disponíveis atualmente. Entretanto, a justificativa é que essa mudança não significa menos opções de deslocamento, mas sim a criação de mais alternativas para um mesmo trajeto.