Governo de SP anuncia retomada das obras da Linha 17-Ouro
Monotrilho, que ligará a região do Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, está previsto para começar a operar em 2026
O governo do São Paulo anunciou nesta sexta (1°) a retomada das obras da Linha 17-Ouro do Metrô, monotrilho que ligará a região do Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, na zona sul da capital.
A construção, que já se arrastava há 12 anos, tem agora previsão de término para o segundo semestre de 2025. Ainda de acordo com o governo, a linha deve começar a funcionar em 2026.
+Governo assina contrato para conclusão da linha 17-Ouro
A empresa que dará continuidade às obras é a Agis Construção S.A, que participou da licitação realizada em 2019, na qual o Consórcio Monotrilho Ouro (CMO) se saiu vencedor. O contrato foi assinado com o Metrô nesta quinta-feira (31) pelo valor de R$ 847 milhões, quantia já corrigida pela inflação da oferta original feita em 2019.
O anúncio vem após o governo rescindir o contrato com o CMO, em maio deste ano, e aplicar uma multa de 118 milhões de reais para as empresas integrantes. A decisão foi motivada por um “atraso injustificado no cronograma de execução das obras”, que estão 80% concluídas.
Em 11 de setembro, o governo deve assinar a documentação necessária para garantir a prestação de serviço. A partir dela, a empresa tem 30 dias para iniciar os trabalhos. O contrato prevê a execução dos trabalhos em 18 meses.