Continua após publicidade

Justiça suspende avaliação forçada de dependentes

Desembargador argumentou que a liminar "contrasta com os princípios basilares do Estado Democrático de Direito"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 Maio 2017, 14h18

A justiça derrubou neste domingo (28) a decisão que autorizava a prefeitura de São Paulo a recolher à força usuários de drogas da Cracolândia para avaliação médica compulsória. No texto, o desembargador Reinaldo Miluzzi, do Trubunal de Justiça de São Paulo, argumentou que a liminar que havia sido dada à gestão municipal “contrasta com os princípios basilares do Estado Democrático de Direito, porque concede à municipalidade carta branca”.

São Paulo, SP 22/05/2017 – CRACOLÂNDIA – No dia seguinte a ação da polícia na cracolândia a prefeitura começou a emparedar alguns imóveis na rua Dino Bueno. Foto: Leo Martins (Leo Martins/Veja SP)

A autorização para avaliação médica compulsória fica suspensa até que seja julgado o mérito da ação. O TJ-SP acolheu pedido de recurso do Ministério Público Estadual, que destacou que a ação municipal poderia levar a uma caçada humana.

Sem ter para onde ir, o usuário de drogas Marcos Zambuzi retornou para imóvel que foi parcialmente destruído pela prefeitura (Leo Martins/Veja SP)
Marcos Zambuzi, em meio a destroços no seu quarto: “Senti que minha vida não valesse nada” (Leo Martins/Veja SP)

Na ultima sexta (26), a 7º Vara da Fazenda Pública havia deferido o pedido da prefeitura para que os usuários de drogas da Cracolândia fossem internados compulsoriamente. Diante disso, os dependentes poderiam ser conduzidos por agentes de saúde e serviço social, com acompanhamento da Guarda Civil Metropolitana. No pedido de liminar, a administração municipal afirmou que tem vagas em 270 centros de tratamentos médicos localizados no centro e na Zona Norte. Além disso, 500 agentes de saúde estão deslocados para os atendimentos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.