Continua após publicidade

Justiça suspende venda de cartão de crédito Santander Free

Decisão atende pedido da Proteste, que acusa o banco de violar o Código de Defesa do Consumidor ao fixar mínimo de 100 reais mensais para o benefício

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 ago 2017, 21h10 - Publicado em 28 ago 2017, 19h28

A Justiça determinou nesta segunda (28) que o Santander suspenda a venda do Santander Free, cartão de crédito que prometia anuidade zero. Também fica vedada a cobrança de qualquer taxa dos clientes desse plano.

A decisão da juíza Maria Christina Berardo Rucker, na 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, atende a um pedido da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que acusa o Santander de violar o Código de Defesa do Consumidor.

A entidade afirma que os primeiras propagandas do cartão prometiam anuidade gratuita caso houvesse gasto mensal de qualquer valor, além do direito a acumular milhas aéreas. O banco teria alterado as regras posteriormente, fixando um mínimo de 100 reais mensais para ter direto ao abatimento.

A acusação da Proteste diz que o banco “modificou unilateralmente o contrato do cartão de crédito colocado à disposição dos consumidores o que, a princípio, não podia fazer, sob pena de se caracterizar prática abusiva”.

Caso descumpra a sentença e exija algum tipo de taxa dos clientes do cartão, o banco fica sujeito a multa diária de 50 000 reais. Foi marcada uma audiência de conciliação entre as partes para o dia 26 de setembro. O banco ainda pode recorrer da decisão.

(Reprodução/Santander.com/Veja SP)

Procurada, a assessoria de imprensa do Santander informou que o banco não comenta o assunto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.