Justiça realiza hoje audiência sobre incêndio da estátua do Borba Gato
Serão ouvidos os três réus, policiais e as testemunhas da acusação e da defesa; depois, juiz decidirá se os três são culpados ou não
A Justiça realiza nesta quinta-feira (8) às 14h, no Fórum da Barra Funda, audiência para ouvir os acusados de terem ateado fogo na estátua do Borba Gato, na Zona Sul de São Paulo, em julho de 2021. Paulo Roberto da Silva Lima (conhecido como Paulo Galo), Danilo Silva de Oliveira e Thiago Vieira Zem são réus pelo crime de incêndio no processo.
Na audiência, serão ouvidos os dois, além de delegados e policiais civis que investigam o caso e testemunhas da acusação e da defesa. A audiência será presencial. Depois disso, o juiz Eduardo Pereira Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal, vai proferir a sentença.
O incêndio ocorreu em 24 de julho, e o grupo chamado Revolução Periférica assumiu a autoria em vídeos publicados nas redes sociais. De acordo com os ativistas, o ataque foi relacionado à atuação do bandeirante na caça e escravização de pessoas indígenas e negras.
Em 6 de julho, a Justiça decretou a prisão de Paulo Galo, Danilo e Thiago. Os acusados então entraram com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e as prisões foram revogadas.