Justiça barra proposta de Doria para chamar GCM de ‘polícia’

Guarda passaria a ser denominada como Polícia Municipal; prefeitura diz que vai recorrer

A intenção da gestão Doria de tratar a Guarda Civil Metropolitana (GCM) como ‘polícia’ foi barrada pela Justiça de São Paulo nesta quarta-feira (4).

O objetivo da prefeitura era adicionar o nome fantasia ‘Polícia Municipal’ nas viaturas e em outros equipamentos da corporação. No mês passado, João Doria exibiu os primeiros layouts e afirmou que os carros receberiam os novos adesivos aos poucos.

A liminar atende a um pedido de uma associação ligada a oficiais militares conhecida como Defenda PM. De acordo com a entidade, a mudança fere a lei e pode causar confusão no público.

O juiz Sérgio Serrano Nunes Filho aponta que a diferenciação entre polícia e guardas está na Constituição (art. 144) e que o TJ-SP determina desde 2008 que a GCM não pode exercer “atividade policial típica reservada às polícias”. A decisão salienta ainda que o complemento pode “gerar gasto público indevido” e confundir cidadãos em caso de emergência.

Caso não deixe de utilizar o termo em até dez dias, a prefeitura está sujeita a multa de 30 000 reais por cada descumprimento.

Em nota, a prefeitura afirmou que vai recorrer da decisão “por entender que a expressão ‘polícia municipal’, além de legal, auxilia na prestação de serviços ao cidadão e amplifica a sensação de segurança.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s