Continua após publicidade

Justiça anula nomeação de Anna Cintra como reitora da PUC

Nomeação de diretora, que foi terceira colocada em eleição, foi alvo de protestos de alunos no ano passado

Por Redação Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 15h45 - Publicado em 2 ago 2013, 22h10

A justiça de São Paulo anulou nesta quinta-feira (1º) a nomeação da professora Anna Maria Marques Cintra como reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  O juiz Anderson Cortez Mendes, da 4ª Vara Cível, entendeu que o grão-chanceler e a universidade não cumpriram a decisão de cancelar a eleição feita pelo Conselho Universitário (Consun) e determinou que o professor  Marcos Tarciso Masseto assuma a reitoria interinamente.

A nomeação de Anna Cintra foi alvo de protestos dos alunos em novembro do ano passado. Terceira colocada na eleição, ela foi escolhida pelo grão-chanceler da PUC, cardeal d. Odilo Scherer. A reitora havia assinado um documento no qual afirmava que não assumiria o posto caso não fosse o candidato mais votado.

Um mês depois do ocorrido, o Consun cancelou a homologação, mas a reitora continuou no cargo. O Centro Acadêmico 22 de Agosto entrou então com uma ação da justiça, que foi definida nesta quinta. 

Por meio de sua assessoria de imprensa, a PUC afirmou que não foi notificada da decisão e que assim que o for, vai recorrer da decisão. “A reitora Anna Cintra continuará desempenhando normalmente suas funções”, afirma o documento.  Já o Centro Acadêmico 22 de Agosto afirma que espera novas eleições.

Veja a íntegra da nota:

Continua após a publicidade

“Primeiramente, é importante ressaltar que durante todo o período em que a Professora Anna Maria Marques Cintra geriu a  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de forma ilegítima, o Centro Acadêmico 22 de Agosto sofreu retaliações políticas e financeiras.

Soubemos com muita alegria acerca do teor da sentença proferida, a qual reconheceu o direito de toda a comunidade universitária, uma vez que o Conselho Universitário (CONSUN) suspendeu a homologação da lista tríplice, de forma que o Cardeal não poderia ter nomeado a candidata Anna Maria Marques Cintra para exercer o cargo de reitora da PUC-SP. 

Conforme a própria sentença, esperamos que ocorra uma nova reunião do Conselho Universitário, na sua composição do ano de 2012, possibilitando que o reitor interino Marcos Tarciso Masseto convoque novas eleições para a reitoria da Universidade. 

Ademais, o Centro Acadêmico 22 de Agosto se posiciona contrário à consulta da comunidade universitária, por meio da lista tríplice. Acreditamos que as eleições na PUC-SP devam ser realizadas por meio da escolha direta por parte da comunidade que compõe a nossa Universidade.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.