Continua após publicidade

Judith Lauand ganha retrospectiva no MAM

"Experiências" resume, por meio de uma seleção de 111 obras, pontos fundamentais da trajetória da artista

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h20 - Publicado em 14 jan 2011, 16h14

Um dos principais expoentes do concretismo, Judith Lauand é foco de uma retrospectiva na Sala Paulo Figueiredo do MAM. “Experiências” resume, por meio de uma seleção de 111 obras, os pontos fundamentais da trajetória da artista, apelidada de dama da escola que marcou a arte brasileira na década de 50. Paulista de Pontal, Judith deu início à carreira ao estudar na Escola de Belas Artes de Araraquara. Pouco depois, fixou residência na capital, onde se tornou a única mulher do Grupo Ruptura, coletivo vanguardista formado por Waldemar Cordeiro, Luiz Sacilotto, Hermelindo Fiaminghi e Lothar Charoux, entre outras figuras icônicas. Aos 88 anos, ela ainda mora e produz na cidade, embora a atual mostra reúna somente trabalhos feitos de 1954 até meados da década de 70. Há pinturas, aquarelas, desenhos, pratos e raras xilogravuras, oriundas de coleções públicas e particulares.

Conhecida e celebrada, a fase concretista traz Judith Lauand exercitando as premissas básicas do gênero, com ênfase na geometria, nas linhas e formas espalhadas de modo rígido, quase matemático, pelas telas. Mais tarde, abraçou a figuração de inflexão pop e excursionou por temas de apelo político e feminista, chegando inclusive a inscrever palavras e frases de efeito nos quadros. Em certas peças, fez uso de materiais não muito usuais, a exemplo de pregos, alfinetes e tachinhas. “Já nos anos 70, Judith retomou a abstração, porém de maneira livre e lírica, menos rígida e concreta, focada nas cores em vez de se concentrar apenas na composição”, explica o curador Celso Fioravante.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.