Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

João Doria se veste de gari e quer instalar câmeras com sensores

Projeto Cidade Linda terá varrição, pintura e poda

Por João Batista Jr. Atualizado em 2 jan 2017, 09h07 - Publicado em 2 jan 2017, 09h03

João Doria, novo prefeito de São Paulo, chegou vestido de gari à Praça 14 Bis, na Bela Vista, às 5h45. Ele cumpriu nesta terça (2) a promessa de campanha ao dar início ao programa Cidade Linda. “Nosso objetivo é trazer a zeladoria à cidade”, disse. O projeto terá ações semanais em vias importantes, como Nove de Julho, que vão começar na região central e depois seguir rumo à periferia. Haverá limpeza de boca de lobo, poda de grama, pintura de placas etc.

No caso da Praça 14 Bis, o maior desafio será com os moradores de rua. Há mais de 100 pessoas vivendo lá, com forte cheiro de fezes e urina. Corte de cabelo e auxílio odontológico serão oferecidos como forma de incentivar todos a irem para os abrigos municipais.

  • Doria determinou que todos os secretários fossem ao ato, que teve uma hora de duração. “O João pediu para mandarmos um WhatsApp às 4h30, avisando que já estávamos acordados”, contou o vive-prefeito Bruno Covas.

    Quem passou pela Avenida Nove de Julho no domingo (1º) pode perceber que a via havia sido preparada para receber o programa. Há diversos banheiros químicos em sua extensão. Novas lixeiras foram instaladas (duas delas no quarteirão entre as alamedas Itu e Franca, no sentido bairro). “O trabalho na Nove de Julho durará até quinta (5)”, avisou o prefeito.

    O ato foi simbólico. Doria não varreu de fato a praça. Os secretários estavam com a vassoura em mãos, mas tampouco fizeram a limpeza. De lá, todos eles seguiram para uma primeira reunião na prefeitura. A Avenida Paulista será a próxima via a receber o mutirão, na semana que vem.

    Câmeras

    Está nos planos da prefeitura instalar câmeras de segurança ao longo de lugares como Avenida  Nove de Julho e Ponte Octávio Frias de Oliveira. Elas terão sensores para avisar caso moradores de rua armem barracas, para evitar uma ocupação definitiva.

    Continua após a publicidade
    Publicidade