Presos ateiam fogo em colchões no Cadeião de Pinheiros

Não houve reféns, mas alguns ficaram feridos. Local tem vaga para 2 176 detentos, mas conta hoje com quase 5 000

Um incêndio foi registrado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, também conhecido como Cadeião de Pinheiros, na Zona Oeste, na tarde desta segunda-feira (24). Procurada, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que os detentos colocaram fogo em colchões. Eles também abriram um buraco entre os pavilhões I e IV.

Segundo a SAP, ninguém foi feito refém, mas alguns presos ficaram feridos. Eles foram atendidos na enfermaria da própria unidade.

As pistas da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, chegaram a ser fechadas por carros da polícia no momento do incêndio. Às 19h30 de segunda-feira, a pista local no ponto em frente ao cadeião continuava interditada.

O Corpo de Bombeiros informou que o chamado foi realizado às 12h30 e três viaturas seguiram para o local. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado e entrou na unidade para restabelecer a ordem. De acordo com a SAP, treze presos seriam levados ao local nesta segunda; porém, devido à manifestação, eles foram remanejados para outras unidades prisionais.

Ainda não se sabe o motivo da rebelião. A SAP afirmou, por meio de nota, que a unidade prisional instaurou “procedimento apuratório”. A Corregedoria Administrativa da SAP também vai apurar o caso.

O CDP enfrenta atualmente uma superpopulação. São 4 942 detentos para apenas 2 176 vagas. O setor Pinheiros I, onde aconteceu a rebelião, no momento abriga 1383 presos, mas só tem 521 vagas.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s