Continua após publicidade

Imóvel abandonado vira possível criadouro do mosquito Aedes aegypti

Preocupados, moradores dos Jardins cobram das autoridades vistorias no local, abandonado há mais de uma década e repleto de poças d'água em seu terraço

Por Tatiana Izquierdo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h26 - Publicado em 15 dez 2015, 17h07
Faixa dengue Jardins
Faixa dengue Jardins (Tatiana Izquierdo/)
Continua após publicidade

Um imóvel localizado na esquina das ruas Estados Unidos e Bela Cintra, no Jardim América, tem causado stress para vizinhos e funcionários de estabelecimentos próximos ao local. Abandonado há mais de uma década, o prédio exibe vidros quebrados, lixo acumulado e um forte cheiro de urina e fezes. Em seu topo, grandes poças d’água formam piscinas que se transformaram em criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor das doenças zika, chikungunya e dengue. Para alertar ainda mais as autoridades, uma faixa foi fixada na fachada do local.

+ Como escolher o melhor repelente contra o aedes aegypti

Há pelo menos oito meses, as 28 famílias que moram em um condomínio vizinho, o Mansão Jardim Europa, no número 2349 da Rua Bela Cintra, reclamam para as autoridades sobre a falta de vistoria do local, onde funcionava o Departamento de Comércio do Estados Unidos no Brasil e que, segundo à prefeitura, pertence a uma empresa carioca. “Fizemos diversas denúncias no Disk Dengue, na subprefeitura e nada”, afirma o morador José Del Chiaro.

Continua após a publicidade

A primeira reclamação se deu em março junto à prefeitura, que ficou de realizar a inspeção. Desde então, a subprefeitura de Pinheiros tenta localizar o dono do imóvel.

imovel-dengue3
imovel-dengue3 ()

Procurada, a subprefeitura do bairro informou que “ainda nesta semana, realizará uma vistoria e notificará o proprietário a realizar a limpeza do local. A subprefeitura também já enviou ofício à pasta da Saúde para que realize vistoria no local e tome providências em relação aos focos de mosquito da dengue”.

+ Criminosos mantêm clientes reféns em joalheria no centro

A reportagem de VEJA SÃO PAULO esteve no endereço e constatou a situação de abandono. Uma moradora do sexto andar do edifício Mansão Jardim Europa, que não quis se identificar, relata que realizou também diversos pedidos aos órgãos responsáveis. “Ninguém faz nada. É um absurdo. Aqui no apartamento, podemos fechar as janelas, ligar o ar condicionado e viver. Mas e quem trabalha na região?”.

imovel-dengue5
imovel-dengue5 ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.