Continua após publicidade

Igrejas católicas e ortodoxas retomam missas presenciais em SP

Igrejas autorizam retomada de eventos religiosos desde que fiéis sigam protocolos, como aferição de temperatura e suspensão de folhetos de papel

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 17h58 - Publicado em 29 jun 2020, 15h10
Imagem da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no bairro homônimo, mostra o edifício com pintura bege claro.
Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no bairro homônimo. (Wikimedia Commons/Veja SP)
Continua após publicidade

Após quase três meses de atividades suspensas, igrejas católicas e ortodoxas na cidade de São Paulo poderão retomar as atividades presenciais a partir de hoje (29), seguindo um protocolo de reabertura gradual que previne a propagação da Covid-19. Paróquias e catedrais, como a da Sé, no Centro, já retomaram as missas.

O regulamento de retorno apresentado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), porém, estabelece número restrito de fiéis de acordo com a dimensão da igreja, que a entrada e saída dos centros religiosos disponibilizem álcool em gel e que os fiéis mantenham um metro e meio de distância um dos outros.

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90

Os religiosos também devem usar máscaras, exceto no momento de receber a comunhão. As igrejas devem seguir o horário de atendimento ao público previsto pelo Plano São Paulo de reabertura das atividades no Estado, além de aferir periodicamente a temperatura corporal dos frequentadores e impedir a permanência de pessoas que estiverem com temperatura corporal igual ou superior a 37,5°C.

Os recipientes com água benta devem estar vazios, não haverá folhetos litúrgicos ou de cânticos de papel e cartazes com medidas de higiene devem estar espalhadas dentro do local.  A coleta de oferta ou dízimo será feita apenas na saída das igrejas, por uma equipe responsável.

Continua após a publicidade

O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, disse que a Igreja Católica continua incentivando missas pela internet, em especial para os fiéis de grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades. A CNBB recomenda que fiéis que estejam ou se sintam doentes não frequentem as missas.

+ OUÇA O PODCAST Jornada da Calma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.