Continua após publicidade

Igreja centenária é destruída por desabamento de prédio no centro

O incêndio que causou o desabamento de um prédio de 26 andares no centro atingiu também uma das sedes da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 Maio 2018, 11h09 - Publicado em 1 Maio 2018, 10h59
 (Reprodução/SBT/Veja SP)
Continua após publicidade

O incêndio que causou o desabamento de um prédio de 26 andares no centro na madrugada desta terça (1º) atingiu também uma das sedes da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo. De acordo com o pastor Frederico Carlos, “praticamente sobraram o altar e uma torre”.

“Todo o telhado da igreja foi comprometido, o forro de madeira original de 1908, a parede direita com vitrais que foram confeccionados por um dos maiores vitralistas do Brasil. Foram preciosidades artísticas que se perderam. 80% no mínimo do prédio. Não sei como está o órgão de 1 000 tubos, da mesma idade da igreja”, revelou o pastor em entrevista ao Bom Dia Brasil.

O templo foi construído em estilo neogótico e inaugurado em 25 de dezembro de 1908. Foi tombado pela Conpresp em 1992 e pelo Condephaat em 2012. Guilherme von Eÿe, seu arquiteto, também assinou o projeto do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. O prédio ocupa uma área de 1 012 metros quadrados e tinha pavimento térreo de 465 metros quadrados. Entre 2012 e 2013, passou por uma reforma interna.

Uma das preciosidades da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo era um órgão que, originalmente, tinha 12 registros e 620 tubos. Reformas no instrumento aumentaram o número de tubos para 1 900 (em 1956) e 1 946 (em 1995). Os vitrais do endereço também eram outra atração. Eles retratavam o Selo de Lutero, símbolo do luteranismo, e foram produzidos pela Casa Conrado, do vitralista Conrado Sorgenicht, autor dos vitrais do Mercado e do Teatro Municipal de São Paulo. Confira a repercussão:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.