Avatar do usuário logado
Usuário

Guardas são acusados de agredir idoso com cachorro e ação gera revolta

Em vídeo, o homem é imobilizado enquanto pessoas gritam para que agentes o soltem

Por 11 ago 2020, 10h06
Guardas agridem idoso
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade
Guardas são acusados de agredir idoso com cachorro e ação gera revolta Priorizar nos meus resultados Google

Agentes da Guarda Civil de São José dos Campos, no interior paulista, estão sendo acusados de agredir um morador de rua na segunda-feira (10). A ação, filmada por cidadãos que estavam no local, gerou revolta nas redes sociais. Elas mostram o idoso, identificado como Jadir, sendo abordado de maneira violenta pelos guardas.

As testemunhas disseram que Jadir queria entrar no mercado municipal da cidade com sua cachorra no colo, o que seria proibido pelo estabelecimento. Um guarda impediu a entrada, o que causou uma discussão. O agente diz que Jadir jogou café nele e, por isso, pediu reforço.

O vídeo mostra três guardas imobilizando o idoso com sua cadela ainda no colo. Pessoas ao redor gritam para que os agentes soltem o homem. Os guardas chegam a jogar spray de pimenta para afastar os pedestres.

https://www.instagram.com/p/CDtxmgNFhac/

 

A Polícia Civil instaurou, em um primeiro momento, boletim de ocorrência por desacato à autoridade contra Jadir. As pessoas que testemunharam a ação, no entanto, foram à delegacia e registraram boletins de lesão corporal por parte da Guarda Civil Municipal. Haverá investigações para apurar as duas situações.

Continua após a publicidade

Felicio Ramuth (PSDB), prefeito de São José dos Campos, publicou palavras de apoio ao idoso em suas redes sociais. “Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade, e ainda com uma cachorrinha no colo, me parece que houve um excesso na abordagem”.

Continua após a publicidade

Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que as imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal para a apuração de responsabilidades.

Continua após a publicidade
Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Premium
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Premium

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês