Continua após publicidade

Guardas são acusados de agredir idoso com cachorro e ação gera revolta

Em vídeo, o homem é imobilizado enquanto pessoas gritam para que agentes o soltem

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 ago 2020, 10h06

Agentes da Guarda Civil de São José dos Campos, no interior paulista, estão sendo acusados de agredir um morador de rua na segunda-feira (10). A ação, filmada por cidadãos que estavam no local, gerou revolta nas redes sociais. Elas mostram o idoso, identificado como Jadir, sendo abordado de maneira violenta pelos guardas.

As testemunhas disseram que Jadir queria entrar no mercado municipal da cidade com sua cachorra no colo, o que seria proibido pelo estabelecimento. Um guarda impediu a entrada, o que causou uma discussão. O agente diz que Jadir jogou café nele e, por isso, pediu reforço.

O vídeo mostra três guardas imobilizando o idoso com sua cadela ainda no colo. Pessoas ao redor gritam para que os agentes soltem o homem. Os guardas chegam a jogar spray de pimenta para afastar os pedestres.

View this post on Instagram

Acredito que todos vocês que moram aqui em São José dos Campos-SP conheçam o senhor Jadir e sua cachorrinha Isabella, inclusive a poucos meses fora feita uma campanha para tirá-los da rua e deu certo, porém hoje por volta das 10hs da manhã ele passou por tal situação no centro da cidade, as pessoas que filmaram, que trabalham próximo ao local me disseram que ele não fez absolutamente nada para passar por tamanho constrangimento, até então o motivo foi ele estar pedindo dinheiro, aparentemente o levaram sem a Isabella (sua cachorrinha) e ainda não sei onde e com quem ela está, pois nota-se no vídeo que ao tentarem tirá-la dele a força ela acaba caindo no chão e sai correndo com medo! O real motivo só saberemos com mais informações trazidas por ambas partes e mais filmagens, seja de câmeras das lojas do calçadão ou do COI. Tenho uma admiração por toda e qualquer instituição pública que sirva para defender os cidadãos de bem, mas não posso admitir nem aceitar tamanha troglodilagem com um idoso e uma cachorrinha idosa, nota-se também que o calçadão inteiro estava ao lado do senhor Jadir, que as pessoas pediam para filmarem aquilo, pediam para os agentes o soltarem, mas sem sucesso! Queremos uma explicação plausível para tal ato senhor Felicio Ramuth SENHOR JADIR E ISABELLA, VOCES NÃO ESTÃO SOZINHOS. ELE ESTÁ SOZINHO NA DELEGACIA, SEM ADVOGADO, E NINGUÉM SABE ONDE ESTÁ A CACHORRINHA!! MAS ESTAMOS INDO PRA LÁ!!!!!!

A post shared by Esdras Andrade Araujo (@esdrasandradeoficial) on

Continua após a publicidade

 

A Polícia Civil instaurou, em um primeiro momento, boletim de ocorrência por desacato à autoridade contra Jadir. As pessoas que testemunharam a ação, no entanto, foram à delegacia e registraram boletins de lesão corporal por parte da Guarda Civil Municipal. Haverá investigações para apurar as duas situações.

Felicio Ramuth (PSDB), prefeito de São José dos Campos, publicou palavras de apoio ao idoso em suas redes sociais. “Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade, e ainda com uma cachorrinha no colo, me parece que houve um excesso na abordagem”.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Transparência e respeito sempre será minha linha mestra nesta gestão. Hoje fiquei indignado e triste com as imagens que recebi de uma abordagem da nossa GCM que faço questão de compartilhar aqui, os erros também devem ser expostos afinal minha missão é servir o cidadão de São José.

A post shared by Felicio Ramuth (@felicioramuth) on

Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que as imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal para a apuração de responsabilidades.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.