Hostels são opção para noivos que procuram cerimônias econômicas

Casamento nessas locações está em alta na capital

Quando decidiram se casar, no fim do ano passado, a farmacêutica Raíssa Harumi e o estudante Renato Ferreira planejaram uma festa intimista, apenas com a presença de amigos e familiares próximos. A ideia era reproduzir o clima de uma cerimônia recente que haviam acompanhado em um restaurante.

Na busca pela melhor locação, acabaram topando com o Paradiso Hostel, na pacata Rua Alegrete, no Sumaré. Inaugurada em 2011, a hospedaria de seis quartos conta com um deque de madeira no quintal, por onde se espalham mesas, cadeiras e um balanço rodeado por árvores. “Ficamos apaixonados pelo lugar, tinha tudo a ver com a gente e era muito barato”, afirma Raíssa.

O evento, realizado em 3 de março, reuniu trinta convidados e custou cerca de 7 000 reais, incluindo os gastos com aluguel, comida, decoração e fotos.

Renato e Raíssa, na celebração de março: busca por um clima de festinha em casa (Monica Campos/Veja SP)

Raíssa e Renato fazem parte de uma leva de paulistanos que optam por albergues descolados para celebrar seu casamento. O público-alvo são noivos na faixa dos 25 anos de idade, atraídos pela descontração dos espaços, normalmente simpáticos e aconchegantes sobrados com quintal gramado, e movidos pelo desejo de organizar um evento para poucos convidados.

Para o analista de vendas Gabriel Rustice e a enfermeira Ana Carolina Ferreira, que se casaram diante de sessenta pessoas no Hostel California, em Pinheiros, em setembro de 2015, a sensação foi a de estarem organizando a cerimônia na própria casa. “Fizemos a decoração a mão, com a ajuda da família”, relembra Gabriel.

Na capital, há pelo menos cinco endereços que realizam frequentemente festas do gênero. O valor médio do aluguel de um espaço adequado para esse tipo de evento é de 3 000 reais — em um hotel, como o Grand Mercure, custa a partir de 13 000 reais o pacote mínimo com bufê.

Outros serviços podem ser incluídos. No Que Tal, na Vila Mariana, uma festa para cinquenta pessoas com DJ, bebidas e churrasco custa 6 000 reais. No mesmo bairro, o WE Hostel cobra 5 000 reais pela locação, mas é possível negociar o valor para contratar o bufê a partir de 120 reais por pessoa.

Gabriel e Ana Carolina: decoração feita pelos noivos (Tudo Virafoto/Veja SP)

A novidade surgiu de uma necessidade de reinvenção dos hostels. Após viver um momento de euforia durante a Copa de 2014, quando chegou a contar com cerca de 100 estabelecimentos na cidade, o setor atravessou um período de vacas magras. Quase trinta casas fecharam as portas, e as sobreviventes tiveram de diversificar a operação. Assim, várias passaram a promover eventos culturais e aniversários.

Os casamentos entraram nessa equação no fim de 2015. “O primeiro teste foi abrir nosso bar interno para o público em geral”, explica o empresário Diego Souza, dono do The Hostel, no Jardim Paulista. “Depois disso, percebi que havia demanda para a realização de festas. Hoje, elas representam 15% da nossa receita”, completa.

VAGA PARA CASAR

Os principais hostels que abrigam cerimônias na capital

Hostel California. Rua João Moura, 607, Pinheiros, ☎ 2619-6001. Valor: 1 800 reais.

Paradiso Hostel. Rua Alegrete, 44, Sumaré, ☎ 97587-0747. Valor: 1 500 reais.

Que Tal. Rua Vergueiro, 3393, Vila Mariana, ☎ 2657-3681. Valores: 2 500 reais (sábado) e 2 000 reais (domingo).

The Hostel. Rua Pamplona, 795, Jardim Paulista, ☎ 4327- 2753. Valor: 3 000 reais.

WE Hostel. Rua Morgado de Mateus, 567, Vila Mariana, ☎ 2615-2262. Valor: 5 000 reais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s