Continua após publicidade

Homicídios e latrocínios têm alta no Estado de São Paulo

O aumento de assassinatos foi considerado "atípico" pela pasta, que atribui a elevação aos crimes praticados em residências

Por Estadão Contéudo
26 jul 2017, 08h30

O Estado de São Paulo viu crescer em junho os casos de homicídio latrocínio e roubo de carga, ante o mesmo mês de 2016, segundo dados divulgados nesta terça-feira (25), pela Secretaria da Segurança Pública. O aumento de assassinatos foi considerado “atípico” pela pasta, que atribui a elevação aos crimes praticados em residências. O governo diz acreditar que a alta não se repetirá.

Os casos de homicídio nas cidades paulistas passaram de 233 para 242, na comparação com junho do ano anterior. Os latrocínios subiram de 27 para 32 e os roubos de cargas, de 785 casos para 932 – alta de 18,7%.

O secretário Mágino Alves Barbosa Filho disse que trabalha para manter o “estado de redução” dos homicídios. No semestre, esse crime teve queda de 1 728 para 1 662 registros. Já os latrocínios subiram 25,15% nos primeiros seis meses ante o primeiro semestre de 2016, passando de 163 para 204. A elevação de roubos de carga no semestre foi de 23,17%, chegando a 5 417 assaltos.

Continua após a publicidade

O secretário acredita que conflitos domésticos ajudam a explicar a atipicidade de crescimento de assassinatos, uma vez que 62% deles foram dentro das casas das vítimas.

Ele não descartou a atuação de grupos criminosos, principalmente na Grande São Paulo, onde a elevação dos homicídios foi mais acentuada, mas destacou o esforço policial. “Nossa preocupação sempre é a vida e estamos reforçando o policiamento nas zonas que concentram esse tipo de crime.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.