Día de Los Muertos: feriado mexicano será celebrado no Centro de SP
Parada do Dia dos Mortos e passeios “assombrados” gratuitos movimentam o Centro durante o mês das bruxas
Inspirado em uma das principais tradições mexicanas, o Día de Los Muertos também será celebrado em São Paulo no próximo 2 de novembro, feriado de Finados. Com a participação de quatro casas noturnas, a Los Muertos SP Walking Parade vai circular por ruas do Centro com carros de som e apresentações de DJs como Zauber, Rodrigo Cyber, Marina Dias e Glaucia Mais Mais. “É uma folia fora de época e uma maneira de desmistificar a morte”, descreve Beto Largo, um dos organizadores. Após a primeira edição em 2019, feita no período noturno com vários palcos temáticos, o evento gratuito agora integra o calendário oficial da prefeitura e será realizado de dia, das 13 às 19 horas, com a Praça do Patriarca como ponto de encontro.
+Gestão Nunes conclui 9% das metas previstas
A atração vai percorrer as ruas do chamado Triângulo Histórico e a mudança de horário é estratégica para atrair famílias com crianças — além de cruzar com a Zombie Walk, outro desfile temático que reúne pessoas fantasiadas de zumbi a partir da Praça Roosevelt. “Escolhemos as baladas que mais representam esse clima do Halloween, essa coisa gótica”, explica Beto. Participam Club Jerome, Carlos Capslock, Cabaret da Cecília e Madame Club, cada uma com sua proposta musical própria, mas um objetivo em comum: abordar o luto de forma irreverente e divertida e atrair um público caracterizado com releituras de caveiras e outros “seres” típicos dessa data. “Queremos fazer do Los Muertos um evento oficial no Brasil, como a Parada LGBTQIA+ e o próprio Carnaval.”
Na mesma toada, o tour gratuito O que Te Assombra? terá um calendário repleto de andanças fantasmagóricas pelo Centro. No sábado (15), os fundadores conduzem uma caminhada assombrada a partir das 9h15 na Estação Anhangabaú do metrô. “São oito pontos de parada, como o Theatro Municipal e a Capela dos Aflitos, com o Cemitério da Consolação como bônus”, explica o guia Thiago de Souza. Criado no início deste ano, o projeto explora as lendas urbanas da cidade e as relaciona com os momentos históricos de cada área.
No domingo (16), às 10h30, é a vez do passeio Fantasmas Imperiais, uma versão recém-lançada pelo paulistano, que começa com as narrativas a partir do Monumento à Independência, no bairro do Ipiranga, e passa por pontos como a Casa do Grito e o Jardim Francês. “No caminho, conto histórias envolvendo casos sobrenaturais com Chaguinhas e Tiradentes, o fantasma da Leopoldina e os fantasmas do museu”, adianta. A última edição prevista para este mês será feita em 29 de outubro, com o mesmo roteiro imperial. “Mas não somos caça-fantasmas, querendo provar a existência de nada! É mitologia popular.”
ATUALIZAÇÃO EM 18 DE OUTUBRO
A pedido da prefeitura, o evento deixará de ter os carros de som e será realizado em palcos espalhados pelo Centro, no mesmo trecho do Triângulo Histórico.
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.