Continua após publicidade

Haddad tem 39% dos votos válidos, diz Datafolha

Tarcísio tem 31%, e Rodrigo, 23% das intenções de voto

Por Clayton Freitas
Atualizado em 22 Maio 2024, 16h12 - Publicado em 1 out 2022, 17h29

Pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado (1º) indica o candidato do PT ao governo do estado, Fernando Haddad, em primeiro lugar na corrida ao Palácio dos Bandeirantes, com 39% dos votos válidos. Em seguida aparece Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%, seguido de Rodrigo Garcia (PSDB), com 23%.

 

A sondagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” exclui os votos em branco, nulos e indecisos, e segue o mesmo critério adotado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para computar o resultado final.

Em relação a última sondagem, divulgada na quinta-feira (29), Haddad oscilou para baixo dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais, ou para menos. Na quinta ele aparecia com 41%, enquanto Tarcísio pontuava com 31%, e Rodrigo, 22%.

Tarcísio de Freitas e Bolsonaro participaram de passeata (sem capacete); Haddad e Lula fizeram ato na região central da capital
Tarcísio de Freitas e Bolsonaro participaram de passeata (sem capacete); Haddad e Lula fizeram ato na região central da capital (Redes sociais/Reprodução)

O cenário na capital replica a polarização nacional. Entretanto, a situação Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é mais confortável do que a de Haddad, já que as sondagens apontam que há a possibilidade do ex-presidente levar a disputa no primeiro turno sobre Jair Bolsonaro (PL). Pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado indica que Lula tem 48,3% dos votos válidos, e Bolsonaro, 39,7%. Como a margem de erro é de 2.2 pontos percentuais para ambas as direções, é possível inferir que Lula pode passar dos 50% dos votos.  Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), um candidato só é declarado vencedor no primeiro turno se obter metade dos votos válidos (excluídos os votos em brancos e nulos).

Caso as pesquisas divulgadas até agora se confirmem amanhã, quebrará pela primeira vez a hegemonia do PSDB no estado, partido que governa o estado há quase 30 anos.

A pesquisa do Datafolha, foi contratada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo. Foram ouvidas  3 700 pessoas em 79 cidades paulistas diferentes entre a sexta-feira (30) e este sábado (01), A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-09987/2022.

Coladinhos

Continua após a publicidade

Os dois principais colocados na pesquisa de intenção de votos, Haddad e Tarcísio, fizeram atividades de campanha neste sábado (1º), em São Paulo, colados aos seus padrinhos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), respectivamente. Já Rodrigo preferiu ir à periferia e defender a sua gestão acompanhado do vereador Milton Leite (União Brasil), que preside a Câmara de Vereadores, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).

Osasco foi um dos pontos visitados pelo atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), neste sábado
Osasco foi um dos pontos visitados pelo atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), neste sábado (Reprodução/Reprodução)

Enquanto o petista fez uma caminhada na região central com o ex-presidente Lula, Tarcísio participou de uma motociata na carona de Bolsonaro que saiu da Zona Norte também rumo a região central. Os dois não usaram capacete no trajeto, o que é proibido pelo artigo 244 do Código Brasileiro de Trânsito.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.