Continua após publicidade

Um guia de sobrevivência com dicas sobre como enfrentar o calor

Uma lista com os ambientes gelados, as piscinas refrescantes, os aparelhos indispensáveis e as dicas de saúde para ajudar a enfrentar o mês de calor recorde

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 17h06 - Publicado em 23 jan 2015, 17h47

 

Com temperatura média de 31,9 graus, o mês de janeiro de 2014 foi apontado com o o mais quente da história na capital pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas esse recorde pode ser quebrado em 2015. Do dia 1º até terça (20), a média das máximas registradas por aqui foi de 33,2 graus.

+ Venda de ar-condicionado é recorde neste verão

Ar-condicionado Split Midea Piso-Teto
Ar-condicionado Split Midea Piso-Teto ()

A sensação geral de que nossos verões nunca estiveram tão quentes encontra respaldo entre os especialistas. A primeira explicação é comum a qualquer metrópole: urbanização, poluição e desmatamento tornam as cidades mais abafadas a longo prazo. “Esses fatores formaram ilhas de calor, que aumentaram a temperatura de São Paulo em 3 graus nos últimos 100 anos”, afirma o climatologista Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

+ Fuja do calor caindo nas piscinas dos hotéis

Continua após a publicidade
piscina-Tivoli
piscina-Tivoli ()

A segunda razão é eventual: assim como na temporada passada, um bloqueio atmosférico impediu a formação de nebulosidade na região, deixando o paulistano mais exposto. “As nuvens funcionam como um guarda-sol natural”, explica Ricardo Augusto Felicio, professor de climatologia da USP.

+ Médicos tiram dúvidas sobre os principais riscos dos períodos de calor

+ As dicas para manter a elegância acima dos 35 graus

Na quarta passada (21), uma frente fria amenizou um pouco a situação na cidade, mas tudo indica que os termômetros vão voltar a subir nos próximos dias, ficando várias vezes na faixa dos 30 graus.

Continua após a publicidade

+ Comes e bebes para se refrescar no calor

BrewDog Bar
BrewDog Bar ()

Para enfrentar o calor infernal, confira ao longo da reportagem um guia especial com uma lista dos lugares mais refrescantes da capital, as melhores piscinas de hotéis com day use, as novidades em equipamentos domésticos e os conselhos de especialistas a fim de evitar problemas na estação, entre outras dicas.

(Com reportagem de Adriana Farias, Alessandra Freitas, Ana Carolina Soares, Felipe Neves, Gabriela Bocaccio, Juliene Moretti, Nataly Costa e Saulo Yassuda)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.