Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Grandes eventos de SP permitirão a entrada somente de pessoas imunizadas

Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará dados para organizadores realizarem a checagem

Por Artur Alvarez Atualizado em 23 ago 2021, 18h04 - Publicado em 23 ago 2021, 18h01

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (23) que vai disponibilizar os dados de imunização contra a Covid-19 dos paulistanos para comerciantes e organizadores de eventos da capital. O compartilhamento dessa informação, que acontecerá por meio da plataforma e-SaúdeSP, tornará possível o controle de entrada em eventos e estabelecimentos comerciais apenas para pessoas vacinadas, como anunciou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido afirmou que apenas pessoas vacinadas poderão participar de grandes eventos na capital. “A gente deve definir os protocolos para participação em eventos e um desses elementos importantes é a condição da pessoa estar vacinada, e isso precisa ser confirmado”, explicou.

Segundo a prefeitura, o monitoramento e a checagem da imunização deve funcionar da seguinte forma: após as paulistanos baixarem o aplicativo e-Saúde, será disponibilizado um QR Code que passará por um leitor via totem, tablet ou computador nos estabelecimentos e eventos para garantir a entrada e circulação apenas de pessoas vacinadas. Caso a pessoa não tenha acesso à plataforma e-Saúde, deverá apresentar o cartão de vacinação físico.

“Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina e isso for observado pela Vigilância [Sanitária], sofrerá multa”, diz o prefeito Ricardo Nunes. Os protocolos para a exigência de vacinação, segundo a prefeitura, ainda estão sendo definidos, assim como as penalidades para o descumprimento da norma por parte dos estabelecimentos. Segundo o secretário Edson Aparecido, a ideia é que tudo fique pronto no início da próxima semana.

Plataforma e-SaúdeSP

A Plataforma de Saúde Paulistana, e-SaúdeSP, é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No app, os interessados poderão inserir os dados de vacinação, para apresentação em estabelecimentos comerciais e eventos na capital, a partir do dia 1º de setembro.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade