Continua após publicidade

Golpe do Pix: quadrilha sequestrava vítimas com anúncios em sites de vendas

Nas mãos dos criminosos, mais de 20 pessoas foram obrigadas a realizar grandes transferências, de acordo com o Ministério Público

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 ago 2021, 12h50 - Publicado em 23 ago 2021, 16h56
A imagem demonstra uma mão segurando um celular com a tela virada para cima em que está presente o logo do PIX.
 (Divulgação/Banco Central/Veja SP)
Continua após publicidade

A Polícia Militar prendeu quatro pessoas suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha que realizava sequestros na região de Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo. Os criminosos foram detidos na última quarta-feira (18), após investigação em conjunto com o Ministério Público. A investigação aponta que eles obrigavam as vítimas a realizarem transferências por meio do Pix.

Durante três meses o grupo teria sequestrado mais de vinte pessoas, causando um prejuízo de cerca de 100 000 reais. Os suspeitos, de acordo com o Ministério Público, realizavam publicações de venda de bens como carros e motos em sites como OLX.

Em nota, a OLX informa que “não recebeu evidências de que os casos tenham ocorrido na plataforma e reforça que está à disposição das autoridades para colaborar na apuração dos fatos”.

As vítimas, de acordo com o Ministério Público, eram interessados em adquirirem os veículos. Atraídos para um suposto local de negociação, os compradores eram sequestrados pelos criminosos, que, armados, obrigavam a realização de transferências bancárias por meio do Pix. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e houve o bloqueio de contas bancárias dos suspeitos.

Leia o posicionamento completo da OLX:

Continua após a publicidade

A OLX esclarece que não recebeu evidências de que os casos tenham ocorrido na plataforma e reforça que está à disposição das autoridades para colaborar na apuração dos fatos. Segurança é uma prioridade para a OLX e a plataforma investe constantemente em tecnologia e serviços de orientação ao usuário, com recomendações das melhores práticas de compra e venda online. A plataforma esclarece ainda que disponibiliza um espaço democrático em que os usuários possam anunciar e comprar produtos e serviços de forma rápida e simples, sempre com respeito aos Termos e Condições de Uso, com negociação direta entre vendedor e comprador, sem a intermediação da plataforma. Caso o usuário perceba que nossas políticas estão sendo infringidas, contamos também com a sua denúncia para investigar anúncios irregulares e removê-los. Confira mais dicas para negociação em: https://www.olx.com.br/seguranca/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.