Confusão marca remoção de grafite no centro pela Prefeitura

Obra deve ser substituída por novo desenho de artista paulistana

Um grafite pintado em 2015 pelos artistas latino americanos Alex Diaz e Inti na região central da capital deve ser apagado até o final desta semana. A ação ocorre para a inauguração completa da Praça das Artes, local em obras desde 2012 onde fica o desenho, que deve ocorrer no sábado (23). O trabalho deve ser substituído por outro de uma artista paulistana. O ato da Prefeitura causou, no entanto, descontentamento entre artistas.

“Tomamos conhecimento da ação nesta terça (19) no começo da tarde”, conta a produtora cultural Vera Santana. Representante da DaTerra Produções, ela participou do O.bra Festival, responsável pela produção de diversas artes na metrópole, entre elas, a da Praça das Artes.

“Trata-se de uma obra com prestígio internacional”, afirma Vera. Assim que tomou conhecimento da ação, ela rumou para o local junto com outro produtor cultural, Kleber Pagu. Ao chegar lá, o rapaz tentou interromper o serviço dos contratados pela municipalidade que passavam tinta em cima do grafite. “Desliguei os equipamentos deles”, diz.

A ação resultou em uma discussão e a remoção foi paralisada por ora. “Mesmo que eles coloquem um novo grafite, não é assim que funciona. Faz a obra em um local vago então, por que apagar outra?”, sugere Vera.

“Estou em diálogo com o Alê Youssef [secretário da Cultura da capital] para tentar barrar isso”, afirma Pagu. A Secretaria de Cultura informou que obteve autorização dos autores da obra para a substituição e que também conversou com idealizadores da ação em 2015. Vera, no entanto, relata que não foi consultada.

“Não acho que o Youssef ou qualquer outro envolvido tenha má índole, mas é uma ação que foi mal pensada”, acredita Pagu. Apesar da resistência dos produtores culturais, a prefeitura informou que deve seguir com a remoção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s