Continua após publicidade

Confusão marca remoção de grafite no centro pela Prefeitura

Obra deve ser substituída por novo desenho de artista paulistana

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 mar 2019, 19h43

Um grafite pintado em 2015 pelos artistas latino americanos Alex Diaz e Inti na região central da capital deve ser apagado até o final desta semana. A ação ocorre para a inauguração completa da Praça das Artes, local em obras desde 2012 onde fica o desenho, que deve ocorrer no sábado (23). O trabalho deve ser substituído por outro de uma artista paulistana. O ato da Prefeitura causou, no entanto, descontentamento entre artistas.

“Tomamos conhecimento da ação nesta terça (19) no começo da tarde”, conta a produtora cultural Vera Santana. Representante da DaTerra Produções, ela participou do O.bra Festival, responsável pela produção de diversas artes na metrópole, entre elas, a da Praça das Artes.

“Trata-se de uma obra com prestígio internacional”, afirma Vera. Assim que tomou conhecimento da ação, ela rumou para o local junto com outro produtor cultural, Kleber Pagu. Ao chegar lá, o rapaz tentou interromper o serviço dos contratados pela municipalidade que passavam tinta em cima do grafite. “Desliguei os equipamentos deles”, diz.

A ação resultou em uma discussão e a remoção foi paralisada por ora. “Mesmo que eles coloquem um novo grafite, não é assim que funciona. Faz a obra em um local vago então, por que apagar outra?”, sugere Vera.

Continua após a publicidade

“Estou em diálogo com o Alê Youssef [secretário da Cultura da capital] para tentar barrar isso”, afirma Pagu. A Secretaria de Cultura informou que obteve autorização dos autores da obra para a substituição e que também conversou com idealizadores da ação em 2015. Vera, no entanto, relata que não foi consultada.

“Não acho que o Youssef ou qualquer outro envolvido tenha má índole, mas é uma ação que foi mal pensada”, acredita Pagu. Apesar da resistência dos produtores culturais, a prefeitura informou que deve seguir com a remoção.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.