Governo de SP lança edital para retomar obras do Rodoanel Norte
Obras estão paralisadas desde 2018 após MP apontar indícios de superfaturamento
Paralisada desde 2018, quando o Ministério Público (MP) apontou indícios de superfaturamento, as obras do Rodoanel Norte serão retomadas em fevereiro do ano que vem. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) pelo governador de São Paulo, João Doria.
O trecho norte do Rodoanel Mario Covas terá 44 quilômetros (km) de extensão no eixo principal, passando pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos, e mantendo uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O trajeto serve de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros.
De acordo com o governo paulista, a via fará confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães (SP-332), enquanto, no Trecho Leste, a intersecção será feita com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Terá quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a Rodovia Fernão Dias (BR-381) e três faixas de rolagem no trecho entre a Fernão Dias (BR-381) e a Via Dutra (BR-116). Todo o Rodoanel soma 176,5 km.
Segundo Doria, o edital de licitação de retomada das obras será publicado na quinta-feira (10), no Diário Oficial do estado. “Depois de vários anos como obra paralisada, vai gerar 12 000 novos empregos em São Paulo e um investimento de R$ 1,6 bilhão. É o último trecho pendente dessa gigantesca obra de engenharia”, disse Doria.
O trecho norte está dividido em seis lotes, e o prazo para a conclusão varia de 15 meses (lotes 2, 4 e 5) a 24 meses (1, 3 e 6).
Acompanhamento
O trecho norte do Rodoanel, segundo o governo, vai ganhar um sistema de acompanhamento e compliance para aumentar a transparência da obra. Uma central de monitoramento vai funcionar 24 horas por dia com imagens de câmeras e drones espalhados pelos seis lotes. As informações estarão disponíveis em um portal.
Além disso, um sistema de rastreamento com chips será instalado em todos os veículos da obra – caminhões e tratores – para acompanhar os trabalhos em tempo real.
Meio ambiente
Uma das grandes preocupações em relação à obra do Rodoanel Norte é com relação ao meio ambiente. O trecho norte passa pela Serra da Cantareira, uma imensa área verde do estado. Outro problema era com relação aos moradores dessas regiões que serão afetados pela obra.
O secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, disse que a obra já tem todas as licenças ambientais. E que a engenharia optou pela colocação de túneis de grande capacidade evitando agressão maior ao meio ambiente, especialmente no lote 3.
“Quanto às comunidades lindeiras, há uma preocupação bastante grande e há um capítulo nesse edital de proteção a essas comunidades. Muitos desses condomínios cresceram nos últimos anos e estão próximos da área de domínio do Rodoanel. Haverá uma ação de proteção às pessoas que moram ali ao lado do Rodoanel, sem que haja maior complicação durante o período de obras”, explicou o secretário.