Governo estuda levar Polícia Civil para Secretaria da Justiça

Governador Márcio França (PSB) recebeu sugestões e está ouvindo setores ligados à segurança pública

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), está analisando a possibilidade de transferir a Polícia Civil da pasta da Segurança Pública para a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Em nota, o governo confirmou que França “recebeu sugestões e está analisando e ouvindo setores ligados à segurança pública”, mas até o momento, não há decisão a respeito.

A Polícia Militar permaneceria na Secretaria da Segurança Pública, que hoje é comandada pelo secretário Mágino Alves Barbosa Filho. Já a Secretaria da Justiça é liderada pelo secretário Márcio Elias Rosa.

Essa possibilidade de mudança está sendo apoiada pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) e o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).

Em posicionamento conjunto, as entidades disseram que “a Polícia Civil não se limita a uma instituição de segurança pública. Ela vai além por integrar o Sistema de Justiça Criminal, em alinhamento aos antecedentes históricos que remetem seu surgimento dentro do Judiciário”.

A nota também diz que “são necessárias adaptações técnicas, vistas como questões condicionantes e primordiais para que a mudança seja exitosa”.

“Por fim, a migração de pasta não prejudicará o necessário trabalho integrado entre as forças policiais. Ao contrário, permitirá que cada instituição seja melhor gerida dentro de suas especificidades e objetivos constitucionais”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s