Continua após publicidade

Governo muda de ideia sobre laudo permanente para autismo

Na última quarta (8), Tarcísio vetou projeto argumentando que autismo poderia deixar de existir; nesta quinta (9), governo admitiu equívoco

Por Hyndara Freitas
9 fev 2023, 19h07

Um dia após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetar um projeto que previa validade permanente para o laudo que atesta o transtorno do espectro autista (TEA), o governo mudou de ideia: em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde se disse favorável à validade indeterminada destes laudos.

+ São Paulo intensifica vacinação contra a febre amarela

Segundo a pasta, o governo “está em tratativas com o poder legislativo a fim de realizar uma discussão mais ampla sobre o tema”. A gestão Tarcísio admitiu que houve um equívoco na análise técnica do projeto, na qual consta que o transtorno “diagnosticado precocemente até os cinco anos e onze meses de idade é mutável, podendo mudar tanto de gravidade como até mesmo deixar de existir”. Essa justificativa consta das razões de veto publicada no Diário Oficial na última quarta (8).

A expectativa é uma republicação do parecer técnico da Secretaria, mas como o PL já foi vetado, o veto terá de ser derrubado pela própria Assembleia Legislativa (Alesp).

Continua após a publicidade

A Secretaria aponta, porém, que seria “conveniente uma revisão dos casos em que o diagnostico inicial tenha sido realizado antes dos 18 meses”. A pasta ainda acrescentou ser necessário ampliar a discussão “para que outras deficiências consideradas permanentes cujos atestados ainda não possuam prazo de validade indeterminado, sejam igualmente beneficiadas com a medida”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.