Clique e assine por apenas 6,90/mês

Governo anuncia investimento de 250 milhões em Heliópolis e Paraisópolis

João Doria anunciou o Projeto Comunidade nesta sexta-feira (20)

Por Redação VEJA São Paulo - Atualizado em 20 Dec 2019, 16h48 - Publicado em 20 Dec 2019, 16h47

João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (20) medidas nas áreas da saúde, segurança e educação para as comunidades de Heliópolis e Paraisópolis, com investimento de 250 milhões de reais.

O pacote de obras do chamado Projeto Comunidade é uma parceria do governo estadual com o municipal e prevê, por exemplo, a construção de creches, quadras esportivas e iniciativas de qualificação profissional. Ao todo, são 38 medidas, que começam a ser implementadas no início de 2020.

“Inicialmente, será implantado em Paraisópolis e Heliópolis e depois replicado em outras comunidades com as mesmas características. O Projeto Comunidade será modelo para todas as regiões de nosso estado”, afirmou o governador em coletiva de imprensa.

Confira todas as medidas do governo:

Continua após a publicidade

Educação

– Abertura de três novas creches e uma pré-escola em Paraisópolis com a geração de 900 novas vagas de ensino infantil (1º semestre de 2020).
– Implantação do ensino integral no CEU de Paraisópolis para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental (início de 2020).
– Reforma das três escolas estaduais da Paraisópolis, com obras de recuperação e modernização (1º semestre de 2020).
– Reforma e ampliação da escola estadual de ensino médio Professor Homero dos Santos Forte”, em Paraisópolis (2020).
– Reforma de quadras esportivas de quatro escolas estaduais e abertura para a comunidade aos finais de semana (1º semestre de 2020).

Cultura, esporte e lazer

– Construção de três pistas de skate em Paraisópolis e duas em Heliópolis, em parceria com a iniciativa privada (2020).
– Implantação de quatro quadras de futebol society – duas em Paraisópolis e duas em Heliópolis. Parceria com a iniciativa privada (2020).
– Criação de dois novos parques: Parque Paraisópolis e Parque Linear de Itapaiuna (2020).
– Criação de duas Fábricas da Cultura 4.0 em Paraisópolis e Heliópolis. Espaço focado em formação e capacitação em atividades artísticas e de economia criativa. (Até 2022).
– Criação de Programa de Incentivo Cultural para estimular patrocínio privado a 30 projetos culturais de Paraisópolis e Heliópolis (março de 2020).
– Criação de duas linhas especiais no Proac estadual voltadas a projetos culturais e corpos artísticos das comunidades, como balés e orquestras (março de 2020).
– Heliópolis e Paraisópolis vão passar a fazer parte do cronograma oficial da Virada Cultural (2020).

Assistência social, justiça e direitos humanos

– Os restaurantes Bom Prato de Paraisópolis e Heliópolis vão funcionar no sistema Dia e Noite e passar a servir jantar (maio de 2020).
– Ampliação da equipe do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Paraisópolis com mais psicólogos e assistentes sociais (1º semestre de 2020).
– Aumento de 30% no número de famílias de Paraisópolis no Programa Viva Leite (1º semestre de 2020).
– Três edições do Cidadania em Movimento com emissão de documentos, testes de DNA e cadastro para programas sociais e de emprego (1º semestre de 2020).
– Presença do Ônibus Lilás em Paraisópolis, unidade móvel da prefeitura que atende mulheres vítimas de violência e faz encaminhamento a hospitais, Instituto Médico Legal, Delegacia da Mulher, Ministério Público ou Defensoria Pública (1º semestre de 2020).
– Criação de um centro de referência e apoio à vítima de crimes violentos, com apoio jurídico e psíquico especializados (1º semestre de 2020).

Saúde

Continua após a publicidade

– A AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Paraisópolis vai contratar mais pediatras, enfermeiros e seguranças para ampliar o atendimento noturno (1º semestre de 2020).
– Implantação de um Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de álcool e drogas em Paraisópolis (1º semestre de 2020).
– Mutirões de exames de HIV e campanhas de prevenção em Paraisópolis (1º semestre de 2020).

Emprego, qualificação profissional e empreendedorismo

– Programa Favela Tech vai criar mais de 1 mil vagas de qualificação técnica e modernizar cursos existentes com foco em tecnologia, inovação e empreendedorismo (março de 2020).
– Cursos do NovoTec na escola estadual Maria Zilda (até junho de 2020).
– Emprega Comunidades terá mutirões de emprego integrados entre comunidade, prefeitura e Governo de SP com ações dos programas ElaboraSP, Minha Chance e ContrataSP.
– Criação de dois espaços para fomento do empreendedorismo: Sala do Empreendedor (parceria entre prefeitura e Sebrae), na Associação de Mulheres de Paraisópolis, e Teia do Empreendedor da prefeitura (até junho de 2020).
– Mutirões Empreenda Rápido para formalizar empreendedores locais com apoio do Sebrae (janeiro de 2020).
– Primeira unidade do Banco do Povo em Paraisópolis, com oferta de R$ 10 milhões em crédito para micro e pequenos empreendedores da região (1º semestre de 2020).
– Criação de uma Praça da Cidadania em Paraisópolis (1º semestre de 2020).
– Implantação do programa Tem Saída, voltado à autonomia financeira e empregabilidade de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Paraisópolis (1º semestre de 2020).

Habitação, infraestrutura e meio ambiente

– Urbanização, canalização e implantação do Parque Linear do Córrego do Antonico. Obra orçada em R$ 100 milhões pela prefeitura (1º semestre de 2020).
– Regularização fundiária para beneficiar mil famílias com títulos de propriedade de imóvel (até o fim de 2020).
– Implantação de lâmpadas LED em toda a região de Paraisópolis pela prefeitura (2020).

Publicidade