Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Conheça uma das maiores produtoras de reality shows do país

A Formata fatura cerca de 30 milhões de reais por ano e já levou ao ar mais de dez programas 

Por Gabriel Bentley Atualizado em 1 jun 2017, 15h53 - Publicado em 28 out 2016, 23h00

Lançado em 2014 pela MTV, o Adotada tinha fórmula mais escrachada que a dos reality shows convencionais. A cada episódio, a figurinista desbocada Maria Eugênia Suconic vivia por sete dias em uma casa, adaptando-se à rotina da família. No período em que ficou no ar, de setembro a dezembro, o programa virou a maior audiência do canal, com mais de 2 milhões de espectadores.

A atração chegou à terceira temporada em março e foi a segunda mais vista da TV paga (com exceção das infantis), segundo a MTV. Sua mais recente conquista: está na relação dos cinco títulos brasileiros que concorrem ao prêmio de melhor programa pelo Emmy Internacional, marcado para o próximo mês — os outros quatro são da Rede Globo.

+ Escola de funkeiros: empresas se especializam em formar sucessos do gênero

O Adotada é fruto do trabalho da Formata, uma das maiores produtoras de reality shows do país. A empresa tem quinze pessoas entre funcionários e colaboradores e ocupa um estúdio na Vila Leopoldina, na Zona Oeste. Desde que foi aberta, em 2013, realizou doze projetos, entre eles a versão brasileira do Hell’s Kitchen 3, do SBT, em que chefs de cozinha competem entre si; o BBQ Brasil, também da emissora de Silvio Santos, para escolher o melhor churrasqueiro do país; e o programa de entrevistas MultiTom, de Tom Cavalcante, do Multishow.

ADOTADA
ADOTADA

Um de seus sucessos é Entubados, levado ao ar pela Sony em agosto deste ano, que reunia oito youtubers numa casa. Chegou a 3 milhões de espectadores, número equivalente ao registrado pelo seriado Teen Wolf, do mesmo canal. “Fazemos muita pesquisa para saber o que o público pensa e que tipo de tema falta na TV ”, afirma Daniela Busoli, uma das donas da Formata.

Graduada em veterinária, atuou em agências de publicidade até montar o negócio com dois sócios. O investimento foi de 5 milhões de reais. Hoje, o faturamento anual gira em torno de 30 milhões. Para 2017, a produtora está gravando Fábrica de Casamentos, que incentivará parceiros que moram juntos a oficializar a união. Estreia em janeiro no SBT.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Para entender e curtir o melhor de SP, Veja São Paulo. Assine e continue lendo.

Impressa + Digital

Plano completo da VejaSP! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da VejaSP, diariamente atualizado.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

Receba semanalmente VejaSP impressa mais acesso imediato às edições digitais no App Veja, para celular e tablet.

a partir de R$ 19,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da VejaSP, diariamente atualizado.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

Edições da VejaSP liberadas no App Veja de maneira imediata

a partir de R$ 12,90/mês