Continua após publicidade

Conheça uma das maiores produtoras de reality shows do país

A Formata fatura cerca de 30 milhões de reais por ano e já levou ao ar mais de dez programas 

Por Gabriel Bentley
Atualizado em 1 jun 2017, 15h53 - Publicado em 28 out 2016, 23h00

Lançado em 2014 pela MTV, o Adotada tinha fórmula mais escrachada que a dos reality shows convencionais. A cada episódio, a figurinista desbocada Maria Eugênia Suconic vivia por sete dias em uma casa, adaptando-se à rotina da família. No período em que ficou no ar, de setembro a dezembro, o programa virou a maior audiência do canal, com mais de 2 milhões de espectadores.

A atração chegou à terceira temporada em março e foi a segunda mais vista da TV paga (com exceção das infantis), segundo a MTV. Sua mais recente conquista: está na relação dos cinco títulos brasileiros que concorrem ao prêmio de melhor programa pelo Emmy Internacional, marcado para o próximo mês — os outros quatro são da Rede Globo.

+ Escola de funkeiros: empresas se especializam em formar sucessos do gênero

O Adotada é fruto do trabalho da Formata, uma das maiores produtoras de reality shows do país. A empresa tem quinze pessoas entre funcionários e colaboradores e ocupa um estúdio na Vila Leopoldina, na Zona Oeste. Desde que foi aberta, em 2013, realizou doze projetos, entre eles a versão brasileira do Hell’s Kitchen 3, do SBT, em que chefs de cozinha competem entre si; o BBQ Brasil, também da emissora de Silvio Santos, para escolher o melhor churrasqueiro do país; e o programa de entrevistas MultiTom, de Tom Cavalcante, do Multishow.

Continua após a publicidade
ADOTADA
ADOTADA ()

Um de seus sucessos é Entubados, levado ao ar pela Sony em agosto deste ano, que reunia oito youtubers numa casa. Chegou a 3 milhões de espectadores, número equivalente ao registrado pelo seriado Teen Wolf, do mesmo canal. “Fazemos muita pesquisa para saber o que o público pensa e que tipo de tema falta na TV ”, afirma Daniela Busoli, uma das donas da Formata.

Graduada em veterinária, atuou em agências de publicidade até montar o negócio com dois sócios. O investimento foi de 5 milhões de reais. Hoje, o faturamento anual gira em torno de 30 milhões. Para 2017, a produtora está gravando Fábrica de Casamentos, que incentivará parceiros que moram juntos a oficializar a união. Estreia em janeiro no SBT.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.