Pinheiros será o centro da inovação no próximo fim de semana

Festival Path chega a 6ª edição com palestras, shows, atividades e feiras em pontos diferentes do bairro

O Festival Path transformará Pinheiros no centro de criatividade nos dias 19 e 20 de maio. Em sua 6ª edição, o evento reúne uma série palestras, shows, atividades e feiras em pontos diferentes do bairro, como o Instituto Tomie Ohtake e a Escola Britânica de Artes Criativas. Na mesma pegada do SXSW, principal evento desse tipo que acontece em Austin, no Texas, os conteúdos do festival são diversos. Tecnologia, urbanismo, música, games e empreendedorismo cabem na programação que tem como eixo central a inovação.

Festival Path 2017

Festival Path 2017 (Matheus Matta/Divulgação)

O mote da edição de 2018 é “Ideias que trocam ideias” e o circuito de locais pode ser feito a pé. Os ingressos para acesso às palestras já estão no terceiro e último lote, por 249 reais, mas boa parte da programação, já disponível no site, é gratuita.

Os shows, que acontecem na Praça dos Omaguás, na Cobertura do Centro de Convenções do Tomie Ohtake e no Bona tem nomes como Otto, Dona Onete, BATEKOO e Luedji Luna. Vale também conferir as feiras espalhadas entre os locais do evento. A Jardim Secreto Fair, já conhecida na cidade por reunir pequenos produtores, uma feira maker, com equipamentos como impressoras 3D, e feira de startups são algumas delas. Confira os destaques:

Palestras

Ao todo serão mais de 300 palestras com temas e formato variados (solos, painéis, bate-papos, debates e entrevistas). O ingresso de R$ 249,00, apesar de dar direito a todas as palestras, não garante reserva de lugares. Veja alguns doa temas do ano:

Feminismo e LGBTQ+ na Cultura Pop: A cantora Geo., a psicóloga e educadora social Mayra Ribeiro,  o escritor LGBT Alexandre Rabelo e a jornalista Ali Prando, analisaram as obras e curiosidades de artistas como Beyoncé e Lady Gaga, mostrando o que há de comum e discordante entre elas e as filosofas feministas. 20 de maio, 13h15 às 14h15, no Ballroom 2.

A potência do Vale do Silêncio: Em oposição ao polo tecnológico Vale do Silício, o Vale do Silêncio – formado por periferias, morros e vielas – mostra a capacidade de se integrar e inovar dentro do espaço periférico. No debate estão Bruno Brigida, criador do clube de moda preta, Rouseanny Luiza, cientista social e fotógrafa e Taissir Wilkerson Linhares Carvalho, fundador do Embarcar e ex-morador de uma comunidade ribeirinha no Pará. 19 de maio, 15h45 às 16h45, no Ballroom 4.

Regina Casé rouba a cena na palestra Não tenho mais idade, que falará sobre os tabus que envolvem as idades das mulheres, Regina mostrará que o tempo de vida de uma mulher não determina suas roupas, relações pessoais e seus trabalhos. 20 de maio, 13h45 às 14h45, no Teatro Instituto Tomie Ohtake.

 

Regina Casé fala sobre a relação entre as mulheres e suas idades

Regina Casé fala sobre a relação entre as mulheres e suas idades (Divulgação/Divulgação)

Música

Os shows que acontecerão durante todo o final de semana, em diferentes praças da cidade, terão acesso gratuito. Entre as mais de 20 atrações, estão Donna Onete, que se apresentará no dia 20 de maio, às 19h e Tassia Holsbach, que se apresentará no dia 19 de maio, às 16h ambas na Praça dos Omaguás. Além delas, o cantor Otto interpretará Martinho no Restaurante Bona, a partir das 19h do dia 19 de maio.

Tassia Holsbach se apresentará na Praça dos Omaguás

Tassia Holsbach se apresentará na Praça dos Omaguás (Divulgação/Divulgação)

Workshops

As aulas práticas, com até 4 horas de duração, devem ser adquiridas de forma avulsa. Entre as opções estão Caligrafia Flat Pen, ministrada pelo designer com formação industrial Carlos Siqueira, que abordará letras e caracteres feitas à mão (dia 19/5, 10h00 às 14h00) e Lettering com Karol Stefanini, designer e blogueira, que falará sobre os conceitos e técnicas da ret do lettering, uma escrita artística. (dia 20/5, das 15h00 às 19h00). Ambos ocorrem na Sala Tomie Ohtake 1 e custam R$ 132,00 cada.

Cidade Path

Paralelamente à programação de palestras e shows, acontecem também as feiras e exposições de artes com acesso gratuito. Veja as principais:

Na Feira de Games estarão reunidos o que há de mais novo e inovador nesse universo (dias 19 e 20 de maio, das 9h00 às 19h30, na Sala Tomie Ohtake 2).  Já a Feira de Startups, será um espaço para acolher empresas criativas e independentes, como a MindMiners, empresa de tecnologia que faz pesquisa digital (dias 19 e 20 de maio, das 9h às 20h, na Cobertura do Centro de Convenções). Por fim, a Feira Gastronômica terá foodtrucks estacionados na Praça dos Omaguás e Praça Professor Resende Puech das 12h às 20h, nos dois dias.

 

Feira dos Games – Festival Path 2017

Feira dos Games – Festival Path 2017 (Andre Zuccolo/Divulgação)

Filmes

Em parceria com a VICE, o Festival Path vai apresentar uma seleção de documentários latino-americanos, durante os dias dois dias do evento, das 20h às 23h, no Ballroom 3. A entrada é gratuita e a lotação ocorre por ordem de chegada.

 

Festival Path 2017

Festival Path 2017 (Matheus Matta/Divulgação)

O Festival Path acontece desde 2013 e foi idealizado pelos sócios Rafael Vettori e Fabio Seixas, criadores da plataforma de conteúdo “O Panda Criativo”. O objetivo dos sócios é reunir creators em um só lugar.  Cerca de 15 mil pessoas participaram do evento em 2017 e para 2018, com a recente entrada do Storymakers na sociedade, a expectativa é de receber cerca de 20 mil pessoas durante os dois dias.

SERVIÇO
Festival Path 2018
A programação completa e os ingressos para atrações pagam estão no site.
Data: 19 e 20 de maio
Local: Bairro de Pinheiros, São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s